Marco Rubio afirma que condenação de Bolsonaro terá resposta dos EUA

Secretário de Estado norte-americano mostrou sua insatisfação ao resultado do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado

15 set, 2025
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio | Reprodução/Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images Embed
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio | Reprodução/Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images Embed

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (15), o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que os EUA responderão rapidamente à condenação do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado na última quinta-feira (11) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Sem dar mais detalhes a respeito das medidas que serão tomadas pelo governo americano, Rubio afirmou que o anúncio será feito na próxima semana, e ainda aproveitou o espaço para tecer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Donald Trump e outros membros do governo dos EUA também se manifestaram sobre o caso.

Resposta americana à condenação de Bolsonaro

Em entrevista à Fox News, o secretário de Estado dos EUA afirmou que Bolsonaro foi alvo de perseguição pelos ministros do STF, classificando-os como “juízes ativistas”. Rubio garantiu que haverá uma resposta por parte do governo americano à condenação de Bolsonaro, que será anunciada na próxima semana.

Rubio já havia se manifestado a respeito da condenação do ex-presidente brasileiro na última quinta-feira, dia em que o julgamento dos oito réus por tentativa de golpe de Estado foi finalizado. Na ocasião, o membro do governo de Donald Trump prometeu que os EUA responderão a essa “caça às bruxas” de maneira adequada.

A medida não seria uma novidade, uma vez que no início de agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto que determinava a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A decisão se deu por conta da insatisfação do governo americano nos rumos que a investigação contra Bolsonaro tomava. Com a condenação do ex-presidente brasileiro decretada, Rubio promete investir ainda mais na política de sanções contra o Brasil.


Bolsonaro durante ida ao hospital para realização de exames no último domingo (14) (Foto: reprodução/Sergio Lima/AFP/Getty Images Embed)

Membros da Casa Branca reagem ao julgamento de Bolsonaro

Além de Rubio, Trump também se manifestou a respeito da condenação de Bolsonaro. O presidente dos EUA se disse insatisfeito e classificou como “terrível” a punição contra o ex-presidente brasileiro. O republicano ainda comparou o caso de Bolsonaro com os processos judiciais que o próprio Trump enfrentou antes de ser eleito pela segunda vez, mas disse que “seus algozes” não obtiveram sucesso.

Outro que também reagiu ao julgamento de Bolsonaro foi o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, que afirmou que a relação entre os governos brasileiro e americano está no ponto mais sombrio nos últimos tempos.

Além de Bolsonaro, outros sete réus por tentativa de golpe de Estado foram condenados na última quinta-feira pela Primeira Turma do STF. Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira, e Braga Netto, tiveram suas respectivas prisões decretadas pela Suprema Corte do Brasil.

Mais notícias