Bem Estar

Higiene do sono: O que é e como ela pode ajudar?

Saiba como criar uma rotina que te ajude a dormir com mais facilidade e ter um sono mais relaxante. Descubra também quais são os hábitos que atrapalham e os vilões que nos tiram o sono.

3 min de leitura
30 Out 2021 - 20h48 | Atualizado em 30 Out 2021 - 20h48

Se você tem dificuldades para pegar no sono a noite saiba que existem muitas coisas que já fazem parte da nossa rotina que nos atrapalham muito na hora de dormir e nós não percebemos ou, fazemos por julgar serem hábitos inofensivos ou necessários. Vamos descobrir o que nos impede de termos uma boa noite de sono e o que fazer para corrigir isso.

 

Antes de sabermos o que fazer para melhorar nossa qualidade de sono, temos que identificar as possíveis causas que dificultam o relaxamento total do nosso corpo, e uma delas é a: 


Crise de ansiedade atrapalha a chegada do sono (Foto: Shutterstock)


ANSIEDADE: É uma doença psicológica que leva um indivíduo a criar uma preocupação excessiva como por exemplo, a rotina do próximo dia. É muito comuns que as pessoas deixem para se programar para o dia seguinte momentos antes de dormir, talvez por ser possivelmente o momento mais calmo de seu dia, porém isso, infelizmente faz o cérebro acelerar em vez de relaxar.

 

CAFÉ: Algumas pessoas costumam beber café de forma excessiva durante o dia ou simplesmente uma xícara após as refeições, incluindo a janta, porém a cafeína tem uma ação estimulante em nosso cérebro, deixando o seu consumidor mais desperto.


Eletronicos e internet antes de dormir prejudicam o sono (Foto: Reprodução/Internet)


APARELHOS ELETRÔNICOS: Sem dúvidas algo que nos ajuda demais em nosso dia a dia, nos mantêm conectados a tudo e a todos, porém, precisamos entender que a luminosidade emitida das telas de smartphones, tablets e computadores/notebooks, por mais que já existam tecnologias que permitem tornar essas luzes mais agradáveis aos olhos, como por exemplo: O modo noturno que reduz o brilho da tela e a deixa com uma tonalidade mais “quente”, ainda assim bloqueia a liberação de melatonina, hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

 

Agora que sabemos quem são os vilões que nos impedem de ter uma boa noite de sono, vamos ver algumas ações que podemos adotar para iniciar a HIGIENE DO SONO.

 

A higiene do sono consiste em criar uma rotina de coisas à fazer e deixar de fazer, como por exemplo, podemos fazer atividades físicas, desde academias, caminhadas e corridas, ou podemos nos exercitar dentro de casa mesmo. Desde o início da pandemia e as restrições por conta do isolamento social, tivemos um aumento significativo nas videoaulas ensinando exercícios a serem praticados com objetos de casa, como cadeiras e corda.

Também é de interesse que seja criada uma restrição no uso de eletrônicos e internet horas antes de dormir, principalmente por aqueles que trabalham com redes sociais, veja bem, ao criar essa restrição de uso algumas horas antes de dormir, ajuda a prevenir a ansiedade, impede que o indivíduo crie expectativas para o dia seguinte.

Dr. Wanderson Gonçalves esclarece as principais dúvidas sobre a cirurgia bariátrica (r7.com)

Vacina contra covid-19 fabricado pela Moderna tem eficácia em crianças (r7.com)

Entenda notícia falsa que liga a vacina contra a covid-19 e o HIV (r7.com)


 

E por fim a alimentação, assim como não é aconselhável dormir de estômago vazio, o oposto também não é uma boa ideia. Comer em excesso ou ingerir alimentos pesados também podem prejudicar seu sono.

 

É muito importante evitarmos ingerir frituras, gorduras e condimentos antes de dormir pois tais alimentos precisam de um tempo maior para serem digeridos, e quando nos deitamos, nosso metabolismo altera e atrasa o processo digestivo.O mais indicado antes de dormir seria alguns tipos de chás, torradas e frutas, aveia ou cereais integrais também são uma boa opção.

 

Seguindo essas informações é possível ter uma regularidade no sono e um melhor descanso reparador. É importante que tenhamos também horários certos para dormir e acordar, passar o dia de folga assistindo filmes e séries não é aconselhável pois, o corpo fica em repouso constante, impedindo ele de gastar a energia necessária para que, na hora de dormir o sono venha mais rápido.

 

Foto destaque: Reprodução/Internet

Deixe um comentário