Vaticano realiza o III Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana

O encontro tem como objetivo conversar com vários setores da sociedade sobre fraternidade, em especial com a classe da comunicação no mundo

14 set, 2025
Vaticano | Reprodução/	Ernesto Ruscio/Getty Images Embed
Vaticano | Reprodução/ Ernesto Ruscio/Getty Images Embed

No Vaticano entre os  dias 12 e 13 de setembro de 2025 realizou-se  III Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana. Evento promovido pela Basílica de São Pedro, Fundação Fratelli Tutti e Associação Be Human. O objetivo é promover um diálogo sobre fraternidade na condução de uma humanidade que de fato respeite a si e ao próximo. Uma mudança de paradigma. “Desarmar as palavras e desarmar a Terra”. disse o Papa Leão XIV para que o diálogo e a fraternidade sejam o caminho pela paz.

Conversando com o G20 informação

A mesa de comunicação e informação nomeada “G20 informação” foi composta por jornalistas, diretores e CEOs de diversas partes do mundo. A importância de discutir informação e ética é necessária porque palavras podem doer muito e o cuidado com as “fakes news” tão presentes na atualidade, outra questão importante são os ataques a jornalistas que desenvolvem seu trabalho com seriedade e muitas vezes são silenciados e até mortos no ofício da profissão. A ganhadora do prêmio Nobel da Paz, a filipina Maria Ressa, em um ano aproximadamente recebeu 11 mandados de prisão por sua atuação no direito em favor da liberdade de expressão e contra o flagelo da desinformação. Atualmente já foi inocentada em quase todas as acusações. “O futuro que queremos passa pela verdade e pela ação humana, e um jornalismo da verdade e um diálogo da verdade são fundamentais”. Reflete a jornalista.


 

Free Concert at the Vatican (vídeo:Reprodução/youtube/@secret_ny)

Encerramento com concerto musical

O encontro foi além do debate e no dia 13 de setembro (sábado) aconteceu o “Grace for the World” encerrando o evento com megashow gratuito na Praça de São Pedro. Artistas ilustres dividiram o palco com Pharrell Williams e Andrea Bocelli que inclusive foram co-produtores e entre os artistas convidados pela primeira vez teve a presença do hip-hop nesta edição com a apresentação do rapper Clipse, o que foi considerado um momento históricos pelos fãs do estilo de música que tanto dialoga com as periferias do mundo.

@v

 

Mais notícias