Bem Estar

Testes para covid-19 e vacinas vencem no Brasil, causando prejuízo de R$ 80 milhões

Mesmo sendo avisado, o Ministério da Saúde não distribuiu a tempo testes para covid-19 e insumos de vacinas para outras doenças. Marcado pela falta de planejamento, o órgão oferece um grande prejuízo aos cofres públicos.

3 min de leitura
30 Set 2021 - 16h00 | Atualizado em 30 Set 2021 - 16h00

O Ministério da Saúde deixou passar o prazo de validade de milhares de kits para diagnosticar o coronavírus, além de uma grande quantidade de vacinas e medicamentos para outras doenças. Desse modo, os fatos mostram que o órgão já havia sido notificado a respeito da data de validade, porém ele não se mobilizou para distribuí-los a tempo.

Como resultado, foram desperdiçados cerca de 18 mil kits de testes de covid, 44 mil vacinas contra meningite e 16 mil imunizantes contra a gripe. A estimativa é de que todo este desperdício tenha custado, aproximadamente, 80,6 milhões de reais aos cofres brasileiros.

Segundo alguns documentos obtidos pelo Estadão, o material estava armazenado no Centro de Distribuição que o Ministério da Saúde tem em Guarulhos (SP) e ainda mostraram que, para sete desses insumos, ocorreram mais de uma notificação a respeito do prazo de vencimento. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), relacionada ao Ministério, foi notificada nos meses de abril e junho sobre o vencimento dos produtos que aconteceriam entre 8 de julho e 31 de agosto.


Vacina e amostra de teste para covid-19. Foto: (Reprodução/ Pixabay)


A coordenadora-geral substituta de Logística de Insumos Estratégicos para Saúde, Katiane Rodrigues Torres, declarou que havia comunicado a pasta previamente sobre o vencimento dos medicamentos, porém ela disse que houve uma “ausência de resposta das áreas responsáveis, em tempo hábil, para a distribuição destes Insumos Estratégicos para Saúde – IES”. Ela ainda fez um requerimento, pedindo a apresentação de uma justificativa a respeito dos vencimentos e citou, também, sobre os custos de armazenagem, que aumentaram consideravelmente a execução do contrato. 

Aleitamento materno: libere a mãe dentro de você

Ministério da Saúde suspende intervalo entre as vacinas da gripe e covid-19

Com mais de 40% da população vacinada, Brasil pode entrar no ranking de países com maior índice de imunizados

Vale lembrar que, na lista de todo material perdido estão os kits para diagnóstico de covid, zica, dengue e chikungunya, vacinas pentavalente, contra gripe, tetraviral e BCG, soros e diluentes. Segundo Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a perda de “doses de algo que é plenamente controlável” é reflexo de uma falta de planejamento por parte do Ministério da Saúde.

 

Foto destaque: Testes para covid-19 e vacinas vencem no Brasil, causando prejuízo de R$ 80 milhões. (Reprodução/ pixabay)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo