Sociedade Brasileira de Mastologia lança o movimento "Quanto antes melhor"

Publicado 04 de Oct de 2020 às 16:51

Com a entrada de outubro, a campanha mais enfática sobre esse mês é a do "Outubro rosa". O qual é um movimento de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com isso, Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Minas Gerais (SBM-MG) lançou o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR.

Nesse ano, a SBM lançou esse movimento com a intenção de chamar a atenção de mulheres para um estilo de vida mais saudável. Aderindo às práticas de exercícios, bem como uma alimentação nutritiva, tornando assim uma forma de evitar doenças, dentre elas, o câncer de mama. A SBM-MG reforça que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

Leia mais: Consultas rotineiras auxiliam na detecção precoce de miomas uterinos

Como será o evento


SBM lança a campanha Quanto Antes Melhor. (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com um dos presidentes, Vilmar Marques a campanha esse ano será totalmente online, com o foco na disseminação de informação. Para que assim as mulheres possam ter mais conhecimento daquilo que as afetam negativamente e trabalhar para melhorá-las. Como por exemplo, adotando um estilo de vida mais sadio, pois segundo estudos o sobrepeso e a ausência  de atividades físicas diárias aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. “Nosso alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e, desta forma, evitar que novos casos de câncer de mama ocorram”, diz ele.

E claro, além de manter esse novo hábito, a também presidente da SBM Annamaria Massahud, destaca a importância de se ter um acompanhamento médico. Dessa forma com consultas regulares é possível diagnosticar precocemente em consultas que não são necessariamente de mastologia.

 Se cuidar é muito importante então, fiquem com as dicas diretamente da Sociedade Brasileira de mastologia, de como ter uma rotina mais saúdável.

Dicas de hábitos

  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
  • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Foto destaque: Outubro rosa. (Reprodução/Pixabay)

Deixe um comentário