O Flamengo entrou em campo nesta quinta-feira (11) para enfrentar o Bahia, pelo brasileirão, no Maracanã. O que surpreendeu o torcedor e a imprensa foi a presença de vários jogadores considerados reservas no time titular para a partida. O técnico rubro se justificou e disse que quis poupar alguns jogadores pensando já na final da Libertadores contra o Palmeiras, no próximo dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai. Renato ainda contou que recebeu aval do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim para não ir com força máxima no brasileirão, já sinalizando que não está botando mais suas fichas em mais um título brasileiro neste ano.
Renato Gaúcho, técnico do Flamengo, a beira do gramado em partida contra o Bahia (Foto: Reprodução/André Durão)
O treinador também citou que o desgaste dos jogadores foi um dos motivos para tomar a decisão. “Entrosamento nunca é o mesmo, mas estamos fazendo a coisa certa. Estamos pagando preço por disputar 3 competições. Houve desgaste muito grande. Nosso objetivo maior, não que deixamos o Brasileiro de lado, mas não podemos tirar da cabeça que o principal foco nosso é o dia 27. Por isso que estamos colocando alguns jogadores para ganhar ritmo de jogo, recuperando outros que estão desgastados, para que a gente possa chegar no dia 27, 100% com o grupo em todos os sentidos. Por disputar três competições ao mesmo tempo, é uma coisa muito difícil. Hoje estamos pagando o preço que vinha avisando lá atrás. Conversamos, sentamos, nos reunimos, e essa decisão é institucional. Pensamos no melhor para o clube. Não deixamos de lado, mas o nosso foco é no dia 27”.
Leia mais: https://lorena.r7.com/post/Apos-vitoria-do-Cruzeiro-no-Mineirao-Rafael-Sobis-anuncia-aposentadoria
https://lorena.r7.com/post/Garoto-de-nove-anos-e-hostilizado-por-torcedores-Santistas
Com as alterações, o Flamengo foi a campo com a seguinte escalação: Hugo, Rodinei, Gustavo Henrique, David Luiz e Ramon; Diego, Andreas, Thiago Maia, Vitinho, Kenedy e Gabigol.
A partida contra o Bahia também registrou a marca de Gabi, que alcançou seu 100° gol pelo Flamengo, após cobrança de pênalti no primeiro tempo e marcando o gol que abriu o placar no Maracanã. Jogador disse que conquista foi fruto de muito trabalho e confiança dos companheiros de equipe, celebrou e citou Romario, outro atacante que chegou a mesma marca pelo rubro-negro, que recebeu uma mensagem de carinho de Gabriel.
Foto destaque: Renato Gaúcho em treino do Flamengo. Reprodução: Alexandre Vidal / Flamengo