Bem Estar

Relação dos idosos com a tecnologia aumenta com a pandemia

Muitos idosos se inspiraram nos vovôs tiktokers e se adaptaram ao mundo digital. A inclusão digital para os idosos aconteceu em um ritmo acelerado devido a pandemia e hoje, muitos idosos estão conectado à internet.

05 Ago 2021 - 14h33 | Atualizado em 05 Ago 2021 - 14h33
Relação dos idosos com a tecnologia aumenta com a pandemia Lorena Bueri

Em um mundo onde os celulares estão presentes em boa parte do dia a dia das pessoas, cada vez mais idosos estão sendo incluídos no mundo digital. A pandemia de covid-19 agilizou a adaptação dos idosos à internet, já que por conta do isolamento social, não era permitido aglomerações. Em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número de pessoas a partir de 60 anos conectadas à internet deu um salto de 68% em 2018, para 97% em 2021.

Gordura corporal pode diminuir quantidade de massa encefálica cinzenta

Crescimento de mipia em crianças durante a pandemia

Escalada: nova modalidade olímpica fortalece músculos e turbina a resistência

Com o isolamento social, os idosos passaram a utilizar aplicativos de mensagens como o WhatsApp e demais redes sociais como o Facebook e Instagram, além de aplicativos de vídeo chamadas. Muitos idosos passaram a se sentir incluídos no mundo digital após Nair Donadelli, de 90 anos e Nelson Miolaro (In Memorian) viralizarem no aplicativo de vídeos TikTok. Nair e Nelson são conhecidos como “Vovôs TikTokers” e acumulam mais de 12 milhões de seguidores em suas redes sociais.


                                                 

                                            (Nair e Nelson em um post do perfil oficial do casal no Instagram. Foto: Reprodução/ Instagram)


Em muitos casos, há a junção de gerações que, nada mais é do que a geração mais nova ensinando a geração mais velha a se conectar. Ou seja, netos ensinando os avós a se encontrarem no mundo tecnológico. A conectividade para pessoas a partir de 60 anos os ajuda a exercitar a mente, a memória e até a autoestima dessas pessoas. Especialistas afirmam que os celulares utilizados por pessoas idosas precisam de algumas coisas essenciais, como botões maiores com letras legíveis e contatos de emergência com fácil acesso, além de telas maiores para proporcionar melhores experiências. Com isso, os idosos podem realizar coisas além da comunicação com os familiares e aprender coisas novas como cursos e demais atividades através da internet.

(Foto Destaque: Reprodução/ Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo