Bem Estar

Os problemas por trás da balança: apenas números não refletem a saúde como um todo

Entenda sobre os problemas relacionados à balança, que passam pela obesidade, pela busca do corpo ideal. Além de falar sobre o aumento de dietas milagrosas, do número de academias e muito mais.

05 Ago 2021 - 19h01 | Atualizado em 05 Ago 2021 - 19h01
Os problemas por trás da balança: apenas números não refletem a saúde como um todo Lorena Bueri

O número de academias e dietas milagrosas crescem cada vez mais, ao mesmo tempo que o índice de obesidade não dá sinais de recuo. Uma pesquisa feira pelo IBGE em 2019 mostra que 60,3% da população adulta sofre com o excesso de gordura corporal. Atualmente o mundo tem debatido muito sobre a obesidade que traz muitos prejuízos à saúde das pessoas, levando a doenças que podem ser fatais como a hipertensão, diabetes, colesterol alto.

Devido a esse problema amplamente recorrente, as pessoas têm ficado mais atentas ao excesso de peso, buscando manter um estilo de vida mais saudável, através da prática de atividades físicas, mantendo uma alimentação mais saudável e balanceada. Essas acabam sendo as medidas mais simples para se prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso.


(Foto: Reprodução/ pexels.com)


Ao mesmo tempo que a busca por maneiras de se ter uma vida mais saudável aumenta, cresce, também, o número de academias e conteúdos relacionados à alimentação. A internet, por exemplo, segue repleta de dietas milagrosas, planos de atividades que prometem uma perda de peso de forma rápida. É curioso perceber que mesmo com muitas formas para se ter uma vida mais “saudável”, o índice de obesidade continua crescendo cada vez mais.

Leia mais: Relação dos idosos com a tecnologia aumenta com a pandemia

Leia mais: Gordura corporal pode diminuir quantidade de massa encefálica cinzenta

Leia mais: Crescimento de miopia em crianças durante a pandemia

É muito comum o investimento em dietas extremamente restritivas que se mostram nada saudáveis e extremamente difíceis de serem sustentadas por longos períodos. Tem se tornado cada vez mais recorrente pessoas que iniciam uma dieta, perdem peso, mas logo desistem dela e acabam recuperando todo o peso que eliminaram além de, em muitos casos, ganharem alguns quilos a mais. Essa oscilação é chamada de efeito sanfona que tende a acontecer inúmeras vezes ao longo da vida de uma pessoa.

A obsessão pelo peso ideal tem se tornado cada vez mais problemática. As pessoas, obcecadas pelos números que aparecem no visor de uma balança, estão deixando de lado o corpo saudável para alcançar o corpo ideal, baseado em medidas perfeitas e ilusórias. A necessidade de atingir valores cada vez mais baixos na balança pode gerar restrições severas para se encaixar em um “corpo ideal”, prejudicando muito a saúde tanto das pessoas que estão acima do peso, quanto aquelas que mesmo não apresentando o sobrepeso, tentam chegar a números cada vez mais baixos.  

Se fosse possível definir um corpo ideal, seria aquele que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo, com uma boa saúde. Isso pode ser atingido com atividades físicas, uma alimentação balanceada e equilibrada, buscando sempre o bem-estar físico e emocional.  

(Foto destaque: Reprodução/ shvets production)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo