Mundo Pet

Jornais, tapetes higiênicos ou passeios? Saiba como cuidar das necessidades fisiológicas do seu pet

A opção escolhida depende das oportunidades de adaptação, tanto do cão quanto de seu tutor. Fatores como tempo e dinheiro precisam e devem ser levados em conta.

08 Ago 2022 - 16h30 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 16h30
Jornais, tapetes higiênicos ou passeios? Saiba como cuidar das necessidades fisiológicas do seu pet Lorena Bueri

Cuidar de um cachorro exige dar atenção a todas as condições - da alimentação ao lazer - que garantam uma vida feliz e saudável a ele. Esses cuidados incluem principalmente a preocupação com as necessidades fisiológicas do pet, que precisam ser acompanhadas desde a fase de filhote. Mas qual a melhor maneira de fazer isso?

O principal passo antes de ensinar seu cão onde ele pode fazer xixi e cocô é considerar as possibilidades. Atualmente, as opções mais utilizadas são o jornal, o tapete higiênico e o bom e velho passeio com o animalzinho. Entre seus prós e contras, a forma ideal é escolhida com base no orçamento de cada tutor.


Cachorros precisam de conforto e acessibilidade ao urinar ou defecar (Foto: Reprodução/Blog Cobasi)


Mais recorrentes nas casas com bichinhos de estimação, os tapetes higiênicos têm tamanhos e valores variados, podendo até mesmo serem encontrados no formato de “fraldinhas”. Outro fator que aumenta sua popularidade é a rápida absorção de xixi, que evita vazamentos, maus odores e sujeira. Em geral, o preço de um pacote com 30 unidades fica em uma faixa de 50 a 90 reais. 

Para os donos de cães que querem ou precisam economizar, os jornais são bons substitutos dos tapetes higiênicos. Essa opção exige cuidados especiais com as folhas usadas, já que há uma redução na absorção das necessidades e, consequentemente, as trocas de jornais devem ocorrer mais frequentemente. 

A melhor estratégia também é utilizar folhas produzidas para animais. Isso porque, conforme o veterinário Ricardo Garcia, “o [jornal] comum pode causar alergia por conter substâncias tóxicas usadas para impressão, ou estar muito tempo guardados e conter ácaros”. 


Jornais podem oferecer maior custo-benefício (Foto: Reprodução/Revista Soluções)


Atividade necessária e importante na vida dos pets, os passeios podem ser outra forma considerada. O ato de passear consome energia, reduz o estresse e a ansiedade e estimula o olfato dos cachorros, contribuindo para que eles não façam xixi e cocô em lugares não indicados. 

Nesse sentido, ao escolher a maneira ideal de ensinar seu animalzinho a fazer as necessidades dele, o que deve prevalecer é a disponibilidade do tutor - tanto em tempo quanto em dinheiro. Ainda segundo Garcia, o pet precisa se adaptar à rotina e os passeios são fundamentais. “Se o tutor tiver a disponibilidade de levar o cão para passear de 3 a 4 vezes ao dia, ótimo! [...] Já para tutores que trabalham e não possuem muito tempo, o tapetinho ou o jornal acabam fazendo uma boa função também”, explica o médico.

Pensando na introdução dos tapetes ou jornais, Ricardo enfatiza o metabolismo rápido dos filhotes e a necessidade de acompanhá-lo com uma variedade de lugares, no lar. “[Isso] facilita para o pet perceber onde deve procurar seu cheiro. Assim que ele reconhecer isso, podemos ir diminuindo as opções e deixar apenas um cantinho, de preferência, arejado”, sugere o especialista.


Passeios têm inúmeros benefícios e aumentam a conexão entre pet e tutor (Foto: Reprodução/FreePik)


Além disso, também é válido ter uma segunda opção disponível. Mesmo que a prioridade seja os passeios, por exemplo, tapetes higiênicos ou jornais precisam existir na residência do bichinho - o que permite lidar com imprevistos e emergências na rotina. 

No caso da seleção dos tapetes ou jornais, cuidados devem acontecer para evitar que os materiais sejam ingeridos pelos cães, especialmente os filhotes. "Muitas vezes esse problema está ligado também à ansiedade. O que podemos fazer é ajudar esse bichinho a gastar sua energia de outras maneiras, seja brincando com ele ou comprando brinquedinhos interativos", pondera Garcia sobre formas de solucionar o problema.

 

Foto destaque: Cachorro sentado em um tapete higiênico usado. Reprodução/Blog Cobasi

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo