Mundo Pet

Confira quais cuidados se deve ter com animais e plantas

Por mais que as plantas alegrem o ambiente e deixe-os mais bonitos, nem sempre é ideal ter em casa, ainda mais se você tiver animais de estimação. Saiba agora quais cuidados você deve ter na hora de deixar as plantas perto dos seus animaizinhos.

02 Fev 2022 - 11h55 | Atualizado em 02 Fev 2022 - 11h55
Confira quais cuidados se deve ter com animais e plantas Lorena Bueri

Quando se tem um animal de estimação em casa, é preciso tomar certos cuidados, principalmente se houver plantas na residência. Adoradores de animais e plantas podem sofrer prejuízos, já que nem todas as folhagens são adequadas para se ter em casa quando tem algum animal.   

Durante a pandemia, muitas pessoas optaram em kits de jardinagem como um hobby. Mas de acordo com especialistas, é preciso tomar certos cuidados ao misturar animais de estimação e plantas.  

De acordo com o veterinário e supervisor de capacitação técnico-científica da Premierpet, Flávio Silva, disse que filhotes são mais curiosos e gostam de explorar novos odores, mas animais na fase adulta e idosos muitas vezes continuam sendo curiosos. “Os filhotes são os mais propensos a mexer com elas, porque a fase exploratória de odores e paladar está mais aguçada. É melhor se precaver com todas as raças, portes e idades.” 


Algumas plantas e animais não se misturam (Foto: Reprodução/ Mundo Ecologia)


O maior perigo que causa ao animal é ele ingerir a planta. Mas mesmo se tiver algum contato com a pele ou os olhos pode acabar tendo algumas reações. O veterinário ainda fala: “Na maioria das vezes, o efeito está relacionado a problemas gastrointestinais.” 

Muitas plantas tem um alto índice de intoxicação. Se você tiver algum animal em casa, o ideal é deixar as plantas em lugares altos, como prateleiras, para eles não alcançarem os vasos. Se mesmo assim eles alcançarem as plantas e as mesmas estiverem reviradas, o ideal é entrar em contato com um veterinário. Flávio Silva alerta que gatos são mais propensos a ingerirem as plantas, já que eles conseguem escalar lugares altos. Flávio ainda alerta que receitas caseiras podem piorar a situação do animal. 

Se o animal ingerir a planta, alguns dos sintomas são: salivação, dor, vômito, diarreia, perda de apetite e inchaços. Dependendo da quantidade ingerida pode levar o animal à óbito. 

As folhagens que não podem ficar perto de animais e serem ingeridas, são:  

- Azaleia;  

- Comigo-ninguém-pode;  

- Samambaia;  

- Lírio;  

- Espada-de-são-jorge;  

- Copo-de-leite;  

- Antúrio;  

- Costela-de-adão;  

- Açucena;  

- Bico-de-papagaio. 

 

Foto Destaque: Cuidados que se deve ter com animais. Reprodução/ Pinterest.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo