Mundo Pet

Confira quais cuidados se deve ter com animais e plantas

Por mais que as plantas alegrem o ambiente e deixe-os mais bonitos, nem sempre é ideal ter em casa, ainda mais se você tiver animais de estimação. Saiba agora quais cuidados você deve ter na hora de deixar as plantas perto dos seus animaizinhos.

3 min de leitura
02 Fev 2022 - 11h55 | Atualizado em 02 Fev 2022 - 11h55

Quando se tem um animal de estimação em casa, é preciso tomar certos cuidados, principalmente se houver plantas na residência. Adoradores de animais e plantas podem sofrer prejuízos, já que nem todas as folhagens são adequadas para se ter em casa quando tem algum animal.   

Durante a pandemia, muitas pessoas optaram em kits de jardinagem como um hobby. Mas de acordo com especialistas, é preciso tomar certos cuidados ao misturar animais de estimação e plantas.  

De acordo com o veterinário e supervisor de capacitação técnico-científica da Premierpet, Flávio Silva, disse que filhotes são mais curiosos e gostam de explorar novos odores, mas animais na fase adulta e idosos muitas vezes continuam sendo curiosos. “Os filhotes são os mais propensos a mexer com elas, porque a fase exploratória de odores e paladar está mais aguçada. É melhor se precaver com todas as raças, portes e idades.” 


Algumas plantas e animais não se misturam (Foto: Reprodução/ Mundo Ecologia)


O maior perigo que causa ao animal é ele ingerir a planta. Mas mesmo se tiver algum contato com a pele ou os olhos pode acabar tendo algumas reações. O veterinário ainda fala: “Na maioria das vezes, o efeito está relacionado a problemas gastrointestinais.” 

Muitas plantas tem um alto índice de intoxicação. Se você tiver algum animal em casa, o ideal é deixar as plantas em lugares altos, como prateleiras, para eles não alcançarem os vasos. Se mesmo assim eles alcançarem as plantas e as mesmas estiverem reviradas, o ideal é entrar em contato com um veterinário. Flávio Silva alerta que gatos são mais propensos a ingerirem as plantas, já que eles conseguem escalar lugares altos. Flávio ainda alerta que receitas caseiras podem piorar a situação do animal. 

Se o animal ingerir a planta, alguns dos sintomas são: salivação, dor, vômito, diarreia, perda de apetite e inchaços. Dependendo da quantidade ingerida pode levar o animal à óbito. 

As folhagens que não podem ficar perto de animais e serem ingeridas, são:  

- Azaleia;  

- Comigo-ninguém-pode;  

- Samambaia;  

- Lírio;  

- Espada-de-são-jorge;  

- Copo-de-leite;  

- Antúrio;  

- Costela-de-adão;  

- Açucena;  

- Bico-de-papagaio. 

 

Foto Destaque: Cuidados que se deve ter com animais. Reprodução/ Pinterest.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo