Bem Estar

Explicamos quatro mitos do mundo fitness

Desvendamos quatro mitos comuns do mundo fitness que são ineficazes e podem até mesmo causar prejuízos à saúde leves ou mais graves, de acordo com especialistas.

21 Nov 2021 - 22h00 | Atualizado em 21 Nov 2021 - 22h00
Explicamos quatro mitos do mundo fitness Lorena Bueri

Atualmente, qualquer um pode distribuir ou receber informação a qualquer momento com as redes sociais e a internet. Nesse cenário, surgiram muitos blogueiros e influencers fitness; contudo, eles nem sempre são a fonte mais confiável para quem busca conhecimento sobre o assunto. Para que o conteúdo possa ser considerado confiável, é indispensável que sempre venha de profissionais da área e que seja baseado e comprovado por estudos. Com isso, desvendamos quatro mitos do mundo fitness, de acordo com o que a ciência e os profissionais dizem no momento.

1. O treinamento de força traz uma aparência masculina e grande

Não necessariamente. De acordo com o personal trainer Luis Cervantes, em entrevista à IstoÉ, o treino com peso traz benefícios como o ganho de massa magra e a prevenção da osteoporose. Além disso, esse tipo de treino pode até mesmo contribuir para o emagrecimento. Rodrigo Cenzi, diretor técnico da Academia Leve, afirmou à Vogue que isso acontece por conta da elevação da TMB (taxa metabólica basal). "Isto é interessante porque, de 60% a 75% do gasto calórico diário vem da TMB, portanto, a médio e longo prazo um aumento desta taxa torna-se interessante. Você gastará mais calorias em repouso e, consequentemente, irá emagrecer", afirmou.


Pessoas realizando treino de força. (Foto: Reprodução/Mundotri)


2. É necessário fazer alongamento estático antes e depois do treino

Na verdade, o alongamento estático, quando feito antes do treino, pode trazer malefícios. “Você deve praticar alongamento estático após o treino, pois seus músculos estão aquecidos. Mas se você ‘puxar’ seus músculos enquanto estão frios, eles vão arrebentar, como uma espécie de elástico”, explicou Cervantes. Para se aquecer antes do treino, o mais recomendado é o alongamento dinâmico: corrida leve, balançar os braços, fazer polichinelos e pular com os joelhos altos.

3. Quanto mais alguém sua, mais calorias perde

De acordo com a ciência, o suor apenas promove a perda de água e sais minerais. Se uma pessoa perde peso logo após exercitar-se, basta beber água para o peso voltar a ser o mesmo de antes, pois ela apenas eliminou essas substâncias.

https://lorena.r7.com/post/Metanoia-3-passos-para-transformar-a-sua-vida-novo-livro-de-Geraldinho-Correia

https://lorena.r7.com/post/Obesidade-infantil-como-criar-habitos-saudaveis-para-prevenir-e-como-identifica-la

https://lorena.r7.com/post/Saiba-mais-sobre-o-mau-halito-causado-pelo-uso-de-mascaras


4. Restrição emagrece

A restrição traz riscos à saúde por poder resultar na pouca ingestão de calorias e nutrientes. Com isso, a pessoa pode desenvolver sintomas como indisposição, cansaço, fraqueza, dores de cabeça, queda de cabelo e unhas fracas. Além disso, o peso perdido pode resultar na verdade da perda de massa muscular, fundamental para a realização das atividades diárias. Isso pode causar problemas conforme a pessoa envelhece, pois essa perda eleva o risco de quedas e está relacionada a maior tempo de internação hospitalar. 

Sendo assim, é importante que, sempre que possível, as pessoas busquem ajuda profissional para atingirem seus objetivos de saúde e estéticos.

 

Foto destaque: É importante mater uma vida ativa em todas as idades. Reprodução/Nova Idade

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo