Bem Estar

Saiba mais sobre o mau hálito causado pelo uso de máscaras

O mau hálito pode se tornar um incômodo, mas é uma situação fácil de se resolver. Entretanto, fique de olho nos sinais, pois também pode indicar algum caso de saúde mais grave.

3 min de leitura
19 Nov 2021 - 12h45 | Atulizado em 19 Nov 2021 - 12h45

De acordo com os estudos da  Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, 40% dos brasileiros são afetados pela halitose. Em 90% desses casos, sua origem está na cavidade bucal. Ademais, também podem ser a má higienização dos dentes, gengivite, cáries, baixa ingestão de água, entre outros. Posto isso, durante a pandemia, o assunto sobre odor bucal ficou ainda mais evidente, visto que algumas pessoas, com o uso de máscaras, notaram que estavam com mau hálito e relacionaram a causa com o item de proteção. 


Pessoas com máscaras em transporte público. (Foto: Reprodução/zydeaosika/Pexels)


Segundo a cirurgiã-dentista, Karyne Magalhães, o mau hálito de máscara, além desses fatos citados acima, pode ser decorrente das secreções de boca e nariz. Como muitas pessoas são afetadas pela rinite ou algum corrimento nasal, esse líquido fica alocado no tecido da máscara e ocasiona o mau cheiro. Também contribui para o caso, o ato de conversar, bocejar e respirar, pois as partículas de saliva que são exaladas nesse momento, contaminam o material.

https://lorena.r7.com/post/A-nostalgia-pode-aliviar-os-sentimentos-de-tristeza-durante-a-pandemia

https://lorena.r7.com/post/Estudo-aponta-que-40-dos-brasileiros-pretendem-continuar-usando-mascaras-apos-a-pandemia

https://lorena.r7.com/post/Cientistas-estudam-a-efetividade-das-medidas-contra-a-Covid-19-saiba-detalhes


Para permitir que isso não ocorra, confira algumas dicas que podem auxiliar a combater o mau hálito, mesmo usando máscara. Mas antes, é importante salientar que a procura de um cirurgião-dentista é essencial para o diagnóstico e tratamento correto.

 

Sempre limpe ou troque de máscara

A máscara é um objeto que é usado todos os dias, quando não higienizada corretamente, além do mau cheiro, pode haver sérios problemas bucais. Por isso, caso sua máscara seja reutilizável, lave toda vez após o uso, do contrário troque as descartáveis com frequência.

 

Beba bastante água

A boca seca, em conjunto com a falta de higienização, ajuda bastante no odor. Além de remover qualquer partícula de alimento, ingerir água de modo precário acarreta na saburra lingual - massa esbranquiçada ou amarelada que fica no dorso da língua e causa odor. 

 

Escolha uma escova de qualidade

Adquirir escovas macias e com uma quantidade maior de cerdas é primordial para a saúde bucal. Esses dois aspectos ajudam a não desgastar seus dentes e previne o amontoamento de placa bacteriana.

 

Foto destaque: Máscara. Reprodução/Anna Shvets/Pexels

Deixe um comentário