Recente estudo realizado pela IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em parceria com a farmacêutica Pfizer e da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizações), revela que 40% dos brasileiros pretendem continuar utilizando máscaras de forma eventual após o fim da pandemia de covid-19. O levantamento foi realizado através da internet com dois mil brasileiros a partir de 16 anos, entre os dias 19 e 29 de outubro de 2021 com participantes de todas as regiões do país.
A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 11, e demonstra que parte da população está disposta a continuar com os seguintes protocolos de seguranças contra a covid-19: lavar as mãos com ao chegar em lugares, 55%; uso de máscaras eventualmente, 40%; uso de álcool em gel, 58% e distanciamento social, 31%.
Utilização da máscara (Foto: Reprodução/ IStock)
No total, 64% dos integrantes da pesquisa concordaram que, por conta da pandemia, os brasileiros estão mais conscientes em relação aos hábitos de higiene e saúde para a prevenção da covid-19 e demais doenças. “Talvez a maior lição que fique será os indivíduos com sintomas gripais terem mais preocupação com o próximo, usando máscaras em locais fechados ou transporte público. A conscientização sobre os riscos para grupos mais vulneráveis deve trazer mudanças de comportamento também”, relata o diretor da SBIM e infectologista, Renato Kfouri.
Vacinação contra HPV reduz índice de casos de câncer de colo deútero, diz pesquisa
A nostalgia pode aliviar os sentimentos de tristeza durante a pandemia
O que causa depressão e o que ela causa
Em relação aos imunizantes, o estudo registrou que 75% dos participantes se sentem seguros e que 20% não se sentem seguros com a vacinação. Além disso, a apreensão com uma nova onda de covid-19 é real, visto que 86% relatam ter medo de que uma nova onda ocorra. Os sentimentos despertados pela imunização no país entre os integrantes da pesquisa são positivos: alívio, 16%; esperança, 29% e otimismo com 24%. Essas três emoções juntas representam 69% das 11 opções disponíveis na pesquisa.
Foto Destaque: Pessoas utilizando máscaras em aglomeração. Reprodução/ IStock