Bem Estar

O que causa depressão e o ela causa

A doença da depressão vem ganhando muito destaque nos últimos anos e ela pode surgir por meio de alguma condição já existente, mas também pode trazer outras complicações.

06 Nov 2021 - 22h11 | Atualizado em 06 Nov 2021 - 22h11
O que causa depressão e o ela causa Lorena Bueri

A depressão é um transtorno afetivo que atinge cerca de 350 milhões de pessoas aproximadamente e diferente de sentimentos como a tristeza ou o mal humor que passam em alguns dias, a depressão persiste e com o devido apoio psicológico é possível tratar e curar esse transtorno.

É muito comum acreditarmos que a depressão pode aparecer como uma doença oportunista, surgindo geralmente após algum acontecimento pesado na vida de um indivíduo, um estresse forte causado pela rotina diária, mas a verdade é que a depressão pode trazer algumas doenças físicas com ela.


A depressão não causa só tristeza ou cansaço (Foto: Reprodução/Internet)


A depressão por mais que seja uma doença ligada ao psicológico de um indivíduo pode sim trazer consequências físicas, desde dores de cabeça, dores corporais e dores que podem não responder a medicamentos, as vezes podem ser também efeitos de certas doenças neurológicas como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla, a ansiedade como a depressão também podem trazer algumas complicações físicas em nosso corpo, tais como problemas cardíacos, por isso a importância de sempre buscarmos um acompanhamento profissional.

Os sintomas da depressão podem ser percebidos pelos seguintes sinais: Humor depressivo, a pessoa carrega sempre um sentimento de culpa, sensação de tristeza e autodesvalorização em tudo, no relacionamento, no trabalho, desaceleração motora, falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentidão no raciocínio, perda de algumas memórias, falta de atenção, insônia ou excesso de sono.

 

Controvérsia no 'Chip' de beleza (r7.com)

Alemanha bate recorde de casos de covid-19 pelo segundo dia consecutivo (r7.com)

Coaching de TDAH: Prática que ameniza sintomas da doença (r7.com)


E como já dito antes, por mais que algumas dessas condições sejam mais voltadas para o psicológico da pessoa com depressão elas causam muitos efeitos físicos no indivíduo, como por exemplo: a insônia pode causar a perda de massa muscular ou no caso do sono em excesso pode até mesmo causar obesidade, pelo fato do corpo se manter em constante repouso, impede que o organismo queime as calorias que ele queimaria naturalmente quando mantemos o corpo em movimento.

Ao perceber esses sintomas em você ou em outra pessoa, não exite, busque ajuda, afinal uma pessoa com depressão quer sim ajuda, mas não sabe ou não tem forças para buscar ou pedir.

 

Foto Destaque: Charge de pessoa depressiva. Reprodução/Pedro Hamdan

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo