Bem Estar

A nostalgia pode aliviar os sentimentos de tristeza durante a pandemia

Muitas pessoas têm sofrido cada vez mais com o sentimento de solidão durante a pandemia da covid-19. A nostalgia pode ser uma forma de lidar com isso, seja através de fotos do passado ou até mesmo memórias felizes.

11 Nov 2021 - 14h16 | Atualizado em 11 Nov 2021 - 14h16
A nostalgia pode aliviar os sentimentos de tristeza durante a pandemia  Lorena Bueri

Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Zhejiang, na China, em conjunto com pesquisadores da Universidade de South Southampton, da Inglaterra, chegou à conclusão de que as pessoas tendem a buscar memórias nostálgicas para amenizar a dor da solidão ao longo da pandemia.

A pesquisa foi feita com um total de 3,7 mil voluntários da China, dos Estados Unidos e do Reino Unido. Eles tiveram que responder um questionário no início da pandemia, no mês de março de 2020, descrevendo os níveis de nostalgia, solidão e felicidade.

Os pesquisadores criaram uma teoria, a partir deste estudo, de que o contato com lembranças passadas ajudou as pessoas a lidarem com a solidão. A partir disso, eles testaram tal teoria em mais três experimentos, com 200 participantes em cada um.

 

https://lorena.r7.com/post/Vacina-da-covid-19-para-criancas-pesquisas-mostram-resultados-positivos

https://lorena.r7.com/post/Miopia-em-criancas-cresce-durante-a-pandemia-segundo-dados-de-uma-pesquisa

https://lorena.r7.com/post/Media-movel-de-obitos-por-Covid-no-Brasil-esta-inferior-a-400-ha-30-dias


Mantendo a premissa do primeiro teste, os voluntários que buscaram experiências nostálgicas apresentaram um nível de felicidade maior. Além disso, eles foram estimulados a pensar nas suas boas memórias mais de uma vez, aumentando ainda mais o sentimento de felicidade.

A nostalgia aumenta a felicidade imediatamente após a manipulação e, com um impulsionador, até dois dias depois. É um recurso psicológico que pode ser aproveitado para aumentar a felicidade e ajudar a combater a solidão”, segundo um artigo publicado na revista “Social Psychological and Personality Science”, escrito pelos pesquisadores.


Foto: Fotos em cima da mesa. (Reprodução/ pexels)


Experiências nostálgicas

Tendo tudo isso em mente, talvez seja bom separar um momento para pensar no passado, seja através de fotos, de pensamentos ou até conversar com uma pessoa próxima sobre boas experiências vividas antes da pandemia. Talvez seja uma boa tirar a poeira daquele álbum de infância e relembrar os momentos felizes.

Nutrir quaisquer tipos de recordações nostálgicas pode ser uma ótima maneira de preencher a lacuna afetiva causada pela pandemia, que promove o isolamento e o distanciamento das pessoas.

 

Foto destaque: Mulher olhando álbum de fotos. Reprodução/ pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo