Mundo Pet

Entenda como alimentos úmidos unem praticidade à nutrição na vida animal

Contendo níveis essenciais de nutrientes, proteínas e vitaminas, as comidas ricas em umidade agradam o paladar dos pets e ajudam na adoção de uma dieta saudável.

16 Ago 2022 - 15h50 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 15h50
Entenda como alimentos úmidos unem praticidade à nutrição na vida animal Lorena Bueri

O índice de umidade dos alimentos desenvolvidos para os pets determina, junto a outros fatores como a matéria-prima e o processamento usado, a classificação desses produtos em secos, semiúmidos e úmidos. Representada pelos sachês e patês, a categoria úmida, além do alto teor pastoso, também carrega valores nutricionais essenciais para a vida de cães e gatos.

Por sua especificidade de produção, os alimentos úmidos têm maior conservação e utilização de ingredientes que são fontes de proteína. Isso torna a presença de carne bovina, moídos de aves e moídos de suínos frequentes em sachês e patês. Assim, mais acessível aos paladares canino e felino, esse tipo de comida ajuda na hidratação e na nutrição dos animais.

As vantagens aparecem também nos produtos enlatados, que apresentam uma espécie de camada amarela na superfície. Formado por gomas, como a xantana, esse aspecto representa a riqueza em fibras desses alimentos úmidos, facilitando sua homogeneização e melhorando a saúde intestinal dos bichos de estimação


Praticidade e qualidade podem ser encontradas nos alimentos úmidos (Foto: Reprodução/Superinteressante)


Segundo Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet, desde que escolhidas adequadamente e balanceadas na dieta, as comidas úmidas proporcionam diversos benefícios à vida dos animais. “A recomendação é escolher produtos saudáveis, com nutrientes em quantidades ideais e que ofereçam benefícios à saúde do pet”, explicou o profissional, em entrevista à Folha de Pernambuco.

Seguir tanto as indicações da embalagem de cada produto quanto as orientações de médicos veterinários é fundamental para alimentar bem seu bichinho de estimação. Dessa forma, a adoção de comidas úmidas acontece de maneira responsável e saudável. 

Outros benefícios da inserção de alimentos úmidos na dieta animal são o aprimoramento do vínculo criado entre tutor e pet, a facilitação da mastigação do bicho em casos necessários, o estímulo do apetite e o consumo de menores calorias somado a absorção de vitaminas.

 

Foto destaque: Cachorro e gato se alimentando. Reprodução/Blog Guia Animal.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo