Mundo Pet

Conhece o enriquecimento ambiental? Saiba como aumentar o bem-estar de pets

Com a rotina cheia, vários tutores se preocupam com o bem-estar e saúde de seus animais de estimação enquanto estão fora de casa. E por isso, o G1 trouxe dicas de como enriquecer o ambiente de seu pet, confira

11 Ago 2022 - 09h45 | Atualizado em 11 Ago 2022 - 09h45
Conhece o enriquecimento ambiental? Saiba como aumentar o bem-estar de pets Lorena Bueri

Já ouviu falar em enriquecimento ambienal? O tema está ganhando espaço no mundo veterinário e para tutores de pets que buscam aumentar o conforto de seu animal. As preocupações com o bem-estar parte das mudanças de cenário dos últimos anos, quando vemos cada vez mais tutores criando animais de estimação nos espaços limitados de apartamentos. Além disso, a rotina agitada do dia a dia muitas vezes exige que pets fiquem sozinhos pela maior parte do dia, o que os afetam consideravelmente, principalmente se tratando de cachorros, que tendem a ser mais dependentes de seus tutores.

Com este cenário, a 'Special Dog Company' trouxe ao G1 dicas de como enriquecer o ambiente de seu pet para criar mais conforto ao animal, confira:

Crie atividades para o cão

A indústria pet vem crescendo nos últimos anos e apresenta uma variedade de opções de brinquedos para animais de estimação. Além de entreter, os brinquedos podem aliviar a tensão do animal enquanto está sozinho e distraí-lo durante o período. Para cães, ossos de roer são os mais recomendados, outra dica importante é não oferecer todos os brinquedos para o cachorro de uma única vez, o ideal é oferecer um por vez para que não percam o interesse por eles. Outra opção que cães amam são brinquedos que soltam petiscos e conciliam a alimentação e o entretenimento.


Pets sofrem com ansiedade quando passam muitas horas sozinhos. (Foto: Reprodução/PIXNIO)


Mantenha seu gato entretido

Para gatos, as famosas 'prateleiras' são sempre as preferidas dos felinos, e não é a toa. O instinto caçador dos gatos fazem com que eles gostem de lugares altos e pratiquem atividades de escaladas. Outra dica para entreter e educá-los são arranhadores, que evitam que o animal opte por arranhar móveis, além de ser uma forma de marcação de território.

Algo simples que tutores de gatos já devem ter observado é que eles amam caixas de papelão. Espalhar caixas de papelão pela casa é uma forma fácil de entreter a natureza curiosa dos felinos.

Lembre-se, brinquedos não substituem a interação com o dono

O enriquecimento ambiental é importante para aumentar o bem-estar dos animais, mas lembre-se que nada substitui seus tutores. Pets aguardam ansiosamente pelo carinho e atenção de seus donos, procure sempre interagir com o animal ao chegar em casa e reserve alguns minutos para dar total atenção ao animal. É importante também engajar com as atividades que eles realizam quando estão sozinhos para que seu interesse cresça.

Para cães, passeios são muito recomendados pois gasta energia e oferece um alívio de tensão para o animal que passa muito tempo em um mesmo lugar. E por fim, a última dica da 'Special Dog Company' é estabelecer uma rotina: animais se atentam à suas rotinas, portanto é fundamental seguir horários fixos para passeios e alimentação.

Foto destaque: Imagem de gato doméstico. Reprodução/ PIXNIO

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo