Mundo Pet

Crescimento do mercado pet gera oportunidades de trabalho autônomo

Área em constante desenvolvimento na economia brasileira, a indústria pet possibilita trabalhar com animais sem investimentos altos ou abertura de empresas.

15 Ago 2022 - 15h24 | Atualizado em 15 Ago 2022 - 15h24
Crescimento do mercado pet gera oportunidades de trabalho autônomo Lorena Bueri

O mercado pet tem crescido seu alcance e impacto na sociedade. Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o setor representa 0,36% do PIB brasileiro, ultrapassando seções voltadas para bens domésticos e automação industrial. Nesse contexto, a busca por trabalhadores capacitados também tem sido expressiva.

A indústria direcionada aos animais de estimação, - que integra a produção de alimentos, medicamentos veterinários e artigos para a saúde e higiene - conforme dados do IPB (Instituto Pet Brasil), possuiu aumento de empregos gerados na área. Em 2021, mais de 2,83 milhões de profissionais passaram a atuar direta ou indiretamente no mercado pet. 


Sendo cada vez mais parte das famílias, os animais ganham participação na economia (Foto: Reprodução/Exame)


O cenário possibilita a popularização de funções como o dog walker (responsável por passear com cães) e o pet sitter (cuidador de bichos de estimação). Para Thiago Calixto, diretor de expansão e sócio-fundador da Doggi, a recente pandemia teve papel fundamental no surgimento de novas atividades na indústria pet: “Depois da pandemia, muitas pessoas precisaram de ajuda para cuidar dos seus dogs e ter alguém perto de casa que possa levá-los para um passeio ou cuidar enquanto o tutor faz uma viagem rápida já ajuda na rotina”, contou o profissional ao Portal Camaquã. 


Cuidados com o bem-estar e lazer dos pets faz diferença na atualidade (Foto: Reprodução/Blog Granado)


Assim, torna-se possível participar do setor sem abrir um negócio ou investir muito dinheiro. Ao mensurar características necessárias para atuar como pet sitter ou dog hotel, Calixto afirma que "alguns cuidados são essenciais [...], como oferecer padrões mínimos de segurança, com proteções nas janelas e sem rotas de fugas, higiene local adequada, além de gostar muito dos companheiros de quatro patas”.

Pensando em quem precisa ou prefere a rotina de passeador canino, o empresário realça a importância de treinamentos com adestradores capacitados. “Mesmo que seja uma ação simples, cada cachorro tem um comportamento diferente, por isso, o treinamento se torna uma grande ferramenta para o passeador”, justifica Thiago. Ele ainda aponta que, seguindo esses cuidados, o passeio também se faz especial para o animal. 

 

Foto destaque: Cachorro passeando na calçada. Reprodução/Blog Rações Reis.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo