Mundo Pet

Veja dicas de como aliviar o estresse de seu pet

A agitação e estresse podem ser um sinal de que seu pet precisa de uma mudança de rotina. Veja dicas de especialistas sobre como aumentar o bem-estar de seu animal de estimação

3 min de leitura
12 Ago 2022 - 10h30 | Atualizado em 12 Ago 2022 - 10h30

Quem tem animais de estimação em casa sabe como eles podem ser agitados e, para ajudar tutores que buscam aumentar o bem-estar de seus pets e acalmá-los, a 'Revista News' trouxe a especialista em cuidado animal, Patrícia Sprada, para dar dicas sobre como mudar o comportamento de animais:

Realize atividades ao ar livre

Segundo Sprada, a falta de atividades que gastem energia é a principal razão para a agitação e estresse de animais de estimação, "Os animais gostam de se movimentar. Pode ser cachorro, gato, coelho ou até mesmo um hamster, sem o incentivo a prática de exercícios, eles acabam se estressando e assim ficam extremamente agitados no dia a dia"

Além disso, a tendência de tutores criarem animais em apartamentos ou casas pequenas faz das atividades ao ar livre ainda mais importante, já que estar confinado em espaços pequenos podem causar mais estresse ao animal. Realize passeios, principalmente com cães, e deixe o pet explorar o local. Em cidades grandes há também a opção de levar pets a parques e playgrounds.


Criar atividades prazerosas para o pet ajuda a gastar energia e aliviar estresse. (Foto: Reprodução/PIXNIO)


Tenha cuidado com a alimentação

Fornecer uma alimentação adequeda para o peso e raça do animal também é essencial, "Opte por alimentos que levem mais energia e nutrientes. Uma dica é olhar com mais atenção para os petiscos oferecidos ao longo do dia ou inserir outras dietas, como a Alimentação Natural, Mas, neste caso, é preciso o acompanhamento de um veterinário", explica Patrícia.

Crie uma rotina para o animal

Ter uma rotina regrada também é benéfico para animais, saber como será seu dia alivia o estresse e ajuda para que o pet tenha um temperamento mais calmo, "Se for possível passear, oferecer refeições, levar ao pet shop para banho, etc.,  sempre no mesmo horário, você estará diminuindo muito a sua ansiedade e seu estresse. Nós mesmos, quando não sabemos como será o nosso dia, tendemos a ficar mais ansiosos”

Dê atenção 

Com a rotina agitada do dia a dia, é comum que tutores esqueçam de dar atenção a seus animais, e, pode parecer que não, mas seu animalzinho de estimação nota sua mudança de comportamento, "Inclua na rotina momentos prazerosos com o animal. Quando a gente chega em casa, eles ficam eufóricos, porque passaram muito tempo sozinhos. Os cachorros, por exemplo, começam a latir e correr para todos os cantos".

Busque criar momentos e atividades com seu pet ou incluir o animal em sua agenda, levando-o para atividades que seja possível manter a companhia de um animal, "Então, o ideal é ‘incluir o pet na agenda’, ou seja, ter momentos reservados para brincadeiras, cuidados ou simplesmente para jogar as pernas para o ar junto com o companheiro".

Foto destaque: Gato doméstico. Reprodução/PIXNIO

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo