Dia do Médico: Diversas cidades prestam suas homenagens

Beatriz Ferrão - Publicado 18 de Oct de 2020 às 21:10
0 Comentarios

Hoje é celebrado o Dia do Médico, devido a pandemia esse ano as comemorações serão diferentes, e para marcar essa data estão programadas diversas homenagens em várias cidades do Brasil na noite deste domingo (18).

 

Leia mais: Vacina Farmacêutica Novavax entra em fase final de testes

Em São Paulo, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), se tornou palco de grandes homenagens. A lateral do edifício, que fica na Rua da Consolação 753, serviu de tela para a projeção de imagens de médicos falecidos em decorrência do coronavírus. Foram dezenas de fotos ampliadas na lateral do edifício para relembrar cerca de 40 médicos que morreram durante a pandemia. 

 

O conselheiro do Cremesp, Eduardo Vattimo, ressalta que desde o início da pandemia eles salientaram a importância do papel dos médicos. Obter o número de vítimas e infectados, no entanto, não foi uma tarefa fácil. O conselho, então, resolveu fazer um apelo em suas redes sociais para que familiares e representantes legais desses profissionais enviassem fotos para prestar essa homenagem.

 

Vale destacar que em junho, uma ação similar já havia sido feita, mas com a projeção de fotos de médicos que estão na linha de frente. Um vídeo com essa homenagem foi divulgado nas redes sociais. Essas ações também fazem parte de uma campanha criada pela agência África, que inclui ainda o agradecimento aos médicos que permanecem atuando na linha de frente contra o novo coronavírus, com vídeo e mensagens nas redes sociais e no site do conselho.


Foram dezenas de fotos ampliadas na lateral do edifício para relembrar cerca de 40 médicos que morreram durante a pandemia (Foto: Reprodução/Oglobo)                


Rio de Janeiro

 

No Rio de Janeiro, O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro), irá prestar uma homenagem em um dos principais pontos turísticos do país, o Cristo Redentor. O monumento vai receber uma iluminação especial na cor verde a partir das 18h. Tendo como objetivo, agradecer a todos os médicos do Rio de Janeiro por sua dedicação e empenho, principalmente, em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, além de homenagear os profissionais que faleceram em decorrência da doença. O presidente do Cremerj, Walter Palis, declarou que essa homenagem é uma forma abraçar todos os colegas neste momento difícil, além de oferecer uma mensagem de esperança.

 

 

Porto Alegre

 

Em Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento fará uma live, que será transmitida a partir das 19h30min, diretamente do Theatro São Pedro, para agradecer aos profissionais de saúde da instituição, e aos demais profissionais da área. A transmissão ocorrerá de forma simultânea no Youtube nos canais do Moinhos de Vento e do São Pedro. A homenagem será realizada por meio de um recital com o trio formado pelo barítono Carlos Rodriguez, a soprano Helena Losada e o pianista Érico Bezerra. No decorrer apresentação, na área externa do prédio histórico, serão projetadas frases de pacientes do hospital, colhidas a partir de depoimentos em agradecimento aos médicos. Onde diversas pessoas puderam enviar suas mensagens.

 

 

Goiás

Em Goiás, foi prestada uma homenagem em formato de live na noite desta quinta-feira (15), onde o atual governador Ronaldo Caiado, declarou: “Essa homenagem tem um significado de gratidão, de reconhecimento aos colegas que tombaram, perderam suas vidas no exercício da medicina, cumprindo seu Juramento de Hipócrates”.
O evento virtual realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) marcou a entrega, pelo conselho, de um monumento em homenagem aos 19 médicos goianos que morreram em decorrência da Covid-19.



Paraná

No Paraná, as homenagens estão sendo por meio das plataformas digitais. Nos hospitais do Grupo Marista, por exemplo, a data é lembrada não apenas pela pandemia do novo Coronavírus, mas por uma ação sinérgica promovida pelos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, incluindo os residentes e professores da Escola de Medicina da PUCPR que atuam nos hospitais.



Rondônia

O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), juntamente com a AF Imagens, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, realizarão durante todo este mês de Outubro a exposição “Transformando Olhares”. A mostra, que traz imagens do fotógrafo André François publicadas em seus livros “Cuidar”, “A Curva e o caminho” e “De volta para casa”, que fazem parte do calendário de homenagens do Cremero ao Dia do Médico, comemorado neste domingo, 18 de outubro.



Sabemos que dentre todas essas homenagens, nenhuma será o suficiente para agradecer tudo que esses profissionais fazem por nós. Arriscam a própria vida e muita das vezes abrem mão do convívio com a família para salvar a vida de seus pacientes. Portanto, nosso total e profundo agradecimento a esses heróis da medicina, que além de salvar vidas, estão ajudando a combater o coronavírus.

 

(Foto destaque: Diversas cidades prestam suas homenagens no dia do médico. Reprodução/G1)

Deixe um comentário