Celebridades como Lizzo, Beyoncé, Rihanna, Zendaya, Zoe Kravitz, Yara Shahidi, J. Lo, Alicia Keys, já foram apaixonadas pelo baby hair, a finalização de cabelo que já foi tendência das mulheres pretas e latinas e se popularizou na década de 90. O corte foi criado muitos anos antes disso e foi inspiração para o estilo da personagem Betty Boop, em 1930.
Yara Shahidi (Foto:Reprodução/Getty Images)
Baby Hair, que em tradução significa “cabelo de bebê”, são os cabelinhos rebeldes que contornam a linha do cabelo. Esse tipo de visual é estilizado em vários formatos para ficarem grudados à cabeça.
Lu Carrilho, terapeuta capilar especializada em cabelos com curvatura, explica: “Esses cabelos frontais ficam na hair line, a linha de cabelo que contorna o rosto. Por não se tratar de fios longos propriamente ditos, podemos chama-los de penugem porque têm uma textura mais fina e uma fase de vida mais curta do que as mechas do rosto da cabeça.”
Alicia Keys (Foto:Reprodução/Instagram @aliciakeys)
Não se sabe ao certo a origem do baby hair, mas o visual foi um símbolo de identidade das mulheres negras e latinas nos Estados Unidos na década de 1920, e depois se tornou um statement entre as fashionistas gringas nos anos 1990.
A cantora e dançarina norte-americana e neutralizada francesa Josephine Baker popularizou o estilo. Conhecida como Vênus Negra, ela foi um ícone da moda e ficou conhecida por ser defensora dos direitos civis da comunidade negra.
Katy Perry e Cara Delevingne já foram adeptas do visual e chegaram até a provocar controvérsias sobre apropriação cultural, por se tratar de uma estética que é vista como identidade para mulheres afro e latino-americanas.
Lizzo (Foto:Reprodução/ Instagram @lizzobeeating)
Para fazer o baby hair, é necessário fazer um penteado preso ou semipreso antes para que ele fique em evidência. “Comece com os cabelos molhados e separe os fios soltos do contorno da cabeça. Com um mousse ou gelatina para cabelo, modele as pequenas mechas curtas com a ajuda de uma escova de dentes e um pente de cabo fino. Faça movimentos em ‘S’ com as cerdas da escova para modelar e utilize o cabo do pente para arredondar o final do baby hair e arrumar o que for necessário. Depois de modelar, cubra o baby hair com um pano ou bandana até que eles fiquem completamente secos e fixados na região da testa.”, ensina Lu Carrilho.
Para finalizar, a terapeuta capilar recomenda aplicar um fixador de cabelos a fim de garantir que os desenhos durem por bastante tempo.
Foto destaque: Rihanna.Reprodução/Getty Images