Métiers d’Art (em português, Profissões de Arte), é o nome dado ao desfile da coleção pre-fall da Chanel, categoria que homenageia os ateliês que a marca começou a comprar desde 1984. O objetivo desta campanha é preservar a expertise e o artesanato de moda de luxo, representando o trabalho manual.
Chanel Métiers d'Art (Foto:Reprodução/Getty Images)
Nos desfiles da coleção Métiers d’Art, a maison costuma realizar os shows fora de Paris, cidade onde a marca foi fundada e realiza a maioria dos seus eventos. Na edição 2022/23, o local escolhido para sediar a apresentação foi Dakar, no Senegal, no dia 6 de dezembro.
Neste mês de junho, a Chanel realizou a segunda parte do Métiers d’Art no Centro Cultural Stazione Leopolda, em Florença, na Itália. Os desfiles desta campanha já desembarcaram em cidades como Dallas, Nova York, Edimburgo, Hamburgo, Roma, Xangai e Tóquio.
Chanel Métiers d'Art (Foto:Reprodução/Getty Images)
Com o próximo evento sediado em Dakar, capital do Senegal, a maison retoma a tradição de viagens de longa distância, após uma pausa durante a pandemia de Covid-19. “Ao escolher Dakar, a casa deseja fazer com que o savoir-faire de seus métiers d’art ressoe com a energia artística e cultural da cidade”, relatou a grife francesa em breve comunicado.
Chanel Métiers d'Art (Foto:Reprodução/Getty Images)
Em dezembro de 2021, a Chanel inaugurou o 19M, um edifício que foi projetado pelo famoso arquiteto Rudy Ricciotti, localizado nos arredores de Porte d’Aubervilliersque, em Paris. O local foi criado para agrupar 10 das casas especializadas da divisão Paraffection, idealizada em 1997 para compilar todas as marcas de Métiers d’Art. Hoje, o espaço grandioso abriga mais de 600 artesãos de diversas áreas, como bordados, flores, plumas e calçados.
O propósito do Métiers d’Art é manter viva a arte do trabalho manual e enaltecê-la. Apesar de serem financiadas pela Chanel, as empresas possuem total liberdade para trabalhar e fornecer seus itens para outras marcas.
Foto destaque: Métiers d'Art. Reprodução/Getty Images