Saúde

Beber água durante as refeições pode melhorar a performance mental e física

Consumir um copo d’água a cada refeição pode ser necessário para manter o corpo hidratado, melhorando o desempenho físico, mental, ajuda no humor e evita que as pessoas passem por casos graves de desidratação.

06 Dez 2021 - 19h02 | Atualizado em 06 Dez 2021 - 19h02
Beber água durante as refeições pode melhorar a performance mental e física Lorena Bueri

Incluir um copo d’água a cada refeição pode ser uma rotina favorável e muito prática para o cotidiano e, de quebra existe, a possibilidade de melhorar o desempenho dos aspectos mentais e físicos, além de ajudar na perda de peso. A grave falta de água pode levar uma pessoa a ter efeitos prejudiciais em seus processos cognitivos, além de graves alterações de humor, desgaste físico e mental. Precisamos de água para manter nossa pele hidratada, ajudar nosso sistema digestivo e fazer com que o nosso sistema renal trabalhe para desprezar resíduos do organismo com facilidade.


Beber vários copos de água ao longo do dia é importante para o corpo. (Foto: Reprodução/ Shutterstock)


Somente o cérebro humano é composto por 90% de água, ao passo que o corpo humano de uma forma geral é composto por aproximadamente 60%. Diante desses dados, já pode-se perceber a importância do consumo de água em abundância para o ser humano. Tal dado já é motivo para que as pessoas prestem mais atenção na quantidade de água consumida durante o dia.

A desidratação é caracterizada pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais, segundo informações fornecidas pelo médico Drauzio Varella.

Vacina contra o câncer de mama será testada em mulheres (r7.com)

Anvisa quer confirmações sobre o êxito das vacinas contra a Ômicron (r7.com)

Prescrições divergentes para a dose de reforço da vacina da Jansen (r7.com)


Essa grave falta de água pode levar uma pessoa a ter efeitos prejudiciais em seus processos cognitivos, além de graves alterações de humor, desgaste físico e mental.

Precisamos de água para manter nossa pele hidratada, ajudar nosso sistema digestivo e fazer com que nossos rins trabalhem para desprezar resíduos do nosso organismo com facilidade.

"Basicamente, precisamos de água para realizar uma série de processos em nosso corpo. E como estamos constantemente perdendo fluidos por meio da respiração, do suor e da urina, precisamos repor isso com a água que obtemos a partir de bebidas e outros alimentos", explica Stuart Galloway, professor de fisiologia do exercício da Universidade de Stirling, na Escócia.

A quantidade de água ou líquido a ser consumido por cada pessoa é diferente, vai depender da rotina de cada uma, por exemplo uma pessoa que pratica alguma atividade física deverá realizar uma reposição hídrica na forma mais adequada ao seu consumo.

Segundo Galloway, caso você tenha alguma dificuldade em consumir líquidos, seja por hábito, esquecimento ou falta de sensação de sede,  é possível que  ao adicionar um copo d’água a cada refeição já irá  ajudar o seu organismo a se manter hidratado.

 

Foto Destaque: Uma pessoa bebendo água. Reprodução:  PeopleImages/iStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo