Notícias

Bahia é declarada em estado de emergência pelo governo federal após ser atingida por tempestade

Bahia é declarada pelo governo federal estado de emergência após sofrer com tempestade atípica desde o dia (07) deste mês.

3 min de leitura
11 Dez 2021 - 12h55 | Atualizado em 11 Dez 2021 - 12h55

Após a Bahia com 17 cidades submersas e Minas gerais (MG) com 32 pelas fortes chuvas dos últimos dias nas duas regiões, o Governo Federal publicou, na última sexta-feira, uma edição extra no Diário Oficial da União (DO) reconhecendo estado de emergência nos dois estados por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O primeiro, região pertencente ao nordeste brasileiro e o segundo, a região sudeste.


Itamaraju alagada pela tempestade (Foto: Reprodução/G1)


Já é contabilizado um total de 50 cidades atingidas pelo ciclone tropical. Nesse sentido, a pasta  anunciou  ontem, 10, que enviou técnicos da Defesa Civil Nacional para apoiar a população atingida do estado baiano. Por conta da tempestade, centenas de famílias  perderam tudo, estão desabrigadas, além de outras desaparecidas.  “Nesta sexta-feira, MDR reconheceu, por procedimento sumário, a situação de emergência em 17 cidades do sul do estado. Municípios agora podem solicitar recursos para atendimento à população atingida”,  diz a publicação no site oficial do órgão.

https://lorena.r7.com/post/Imagens-revelam-destruicao-causada-por-vulcao-na-Indonesia

https://lorena.r7.com/post/Tempestade-Ida-deixa-ao-menos-60-mortos-no-nordeste-dos-EUA

https://lorena.r7.com/post/Whindersson-Nunes-e-Felipe-Neto-usam-suas-redes-sociais-para-ajudar-familias-no-sul-da-Bahia

A publicação explica ainda que a ações nesse sentido acontecem  em excepcionais. “A medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta”, enfatizou o texto. A situação dramática e atípica para a região nordeste do país, conhecido por suas belezas naturais, cidades praianas e cheia de resorts que atraem milhares de  turistas do Brasil e do mundo inteiro,  começou no dia (07), terça-feira.

 


 

Ruí Costa (Foto: Reprodução/twitter)


 

O reconhecimento do governo federal se deu após  o governador Ruí Costa  publicar um  decreto sobre a  gravidade do problema que afetou os muncípios de  Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda. Na manhã deste sábado (11), o governador baiano informou no twitter que: "iremos, junto com nossa equipe técnica, ao extremo sul da Bahia. A nossa expectativa é que o volume da água já tenha baixado para conseguirmos fazer as intervenções necessárias, reparando os danos causados pelas chuvas", afirmou ele sobre o crítico cenário enfrentado pelas cidades baianas.

 

Foto Destaque: calamidade no sul da Bahia. Repodução/Agência Brasil/Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo