Saúde e Bem Estar

Diferenças entre leite materno e o leite de vaca

O leite é um dos alimentos mais consumidos e importantes para nós seres humanos. Veja a diferença entre o leite materno e o leite de vaca e confira ainda seus principais nutrientes para a nossa saúde.

3 min de leitura
14 Out 2020 - 11h53 | Atulizado em 14 Out 2020 - 11h53

O leite é rico em muitos nutrientes e essencialmente importante para a alimentação dos seres humanos. Segundo o site Stop Cancer de Portugal, o leite materno contém somente 1% a 1,5g% de proteínas comparado com aproximadamente 3,3g % do leite de vaca. A concentração elevada de proteínas no leite de vaca resulta quase inteiramente do seu conteúdo de caseína, seis vezes superior ao do leite maternoAs proteínas do soro do leite materno são a α-lactoalbumina, a lactoferrina, a lisozima, imunoglobulinas IgA, IgG e IgM e albumina sérica.

O leite de vaca contém as mesmas proteínas contidas no soro do leite materno, embora em quantidades diferentes; o leite de vaca possui β-lactoglobulina, completamente ausente no leite materno, enquanto que a α-lactoalbumina e a lactoferrina são as predominantes no leite materno. O conteúdo de lactoalbumina está relacionado ao de lactose, e o leite materno, que possui um alto conteúdo de lactose, também tem alto conteúdo de α-lactoalbumina.

Leia mais: Benefícios do alho para a saúde

lactose é um dos principais componentes do leite materno. É um dissacárido composto por dois monossacáridos, galactose e glicose e é sintetizada pelas células da glândula mamária durante a lactação. O alto teor de lactose do leite materno, associado à presença de outros componentes do leite, como: factor bífido; monossacáridos e oligossacáridos, mantêm o meio intestinal protegido contra patogénicos. Os oligossacáridos do leite materno, por não serem digeridos no intestino delgado, constituem as fibras solúveis do leite materno e sua estrutura intacta é adaptada para atuar como ligadores competitivos protegendo as crianças amamentadas de infecções.


Amamentação (Foto: Reprodução/Unicef)

Amamentação (Foto: Reprodução/Unicef)


Bebês podem tomar leite de vaca ?

A recomendação do Ministério da Saúde é que o leite materno seja alimento exclusivo até os seis meses nos bebês. A pediatra Dra. Ana Maria Escobar, colunista da revista Crescer e consultora do programa Bem Estar, da rede Globo, reforçou a importância do leite materno para garantir o crescimento físico e neurológico da criança nos primeiros anos de vida.“É um produto mágico que faz o bebê dobrar de peso nos primeiros seis meses. Tem DHA e ARA, que são gorduras importantes para formar conexões neurais”.

O leite de vaca pode causar pequena perda de sangue gastrointestinal, causa maior incidência de refluxo, gases e cólicas, contém vitaminas e minerais em desequilíbrio, podendo causar deficiência de zinco, ácido fólico e ômega 3, seu consumo aumenta o risco de anemia e hipocalcemia, possui também alta carga de solutos, causando sobrecarga renal, entre outros males. Portanto, a recomendação é que não se ofereça leite de vaca à crianças menores de 2 anos, segundo o site nutriz.

(Foto Destaque: Leite. Reprodução/StarsInsider)

Deixe um comentário