Um dos maiores desafios presente na adaptação da saga ‘Duna' para os cinemas envolvia a complexidade do mundo criado pelo escritor Frank Herbert nos livros. A construção de mundo é repleta de detalhes que as adaptações anteriores falharam em capturar, porém, dedicando boa parte do novo filme para apresentar o universo ao público, o cineasta Denis Villeneuve conseguiu resolver esse problema.
Ainda assim, toda essa explicação deixou o ritmo da obra um pouco devagar. Ciente dessa falha, o diretor explicou em entrevista para o Fandango que uma possível sequência de ‘Duna' será mais focada na ação e menos em conversas. “Eu já mostrei o básico desse mundo, então agora posso me divertir com o cinema”, ele brinca. “Caso uma Parte 2 aconteça, será uma festa cinematográfica, acho que poderia criar algo com mais ação e menos conversa”, conclui.
A divisão do primeiro livro da saga em dois filmes deixou muitos fãs intrigados e o final em aberto dessa primeira adaptação foi considerado frustrante por muitos espectadores. Inicialmente, o plano do diretor era filmar as duas partes simultaneamente, mas o estúdio achou que o investimento milionário na produção de dois filmes seria arriscado financeiramente. Diferentemente de ‘O Senhor dos Anéis’, as obras de Frank Herbert nunca foram muito populares entre o grande público.
Denis Villeneuve e Zendaya no set de Duna. (Foto: Reprodução/Warner/Twitter)
Numa entrevista para a Variety, Villeneuve comentou o porquê aceitou dirigir o filme apesar dos riscos. “No início, eu queria filmar as duas partes em sequência, mas por diversas razões, não aconteceu. Então, eu aceitei o desafio de fazer a parte um e esperar para ver se o filme gera bastante entusiasmo”. Uma sequência de ‘Duna' dependerá do sucesso financeiro da primeira parte. Vale lembrar que o filme também foi lançado na HBO Max, então os números de visualizações no streaming serão cruciais para a Warner Bros. decidir se continua com a franquia. O custo da produção foi de US$ 165 milhões e até o momento, arrecadou US$ 220 milhões nas bilheterias mundiais.
Na trama do filme, o jovem Paul Atreides deve salvar o legado de sua família enquanto enfrenta inimigos que desejam oprimir o planeta desértico de Arrakis. No elenco temos Timothée Chalamet (Adoráveis Mulheres), Rebecca Ferguson (Doutor Sono), Zendaya (Euphoria), Oscar Isaac (O Ano Mais Violento), Jason Momoa (See) e Javier Bardem (007: Operação Skyfall).
Foto Destaque: Timothée Chalamet e Zendaya em Duna. Reprodução/Warner/YouTube