Ter uma rotina de skincare regrada como um ritual diário é uma tarefa difícil para a maioria das mulheres. O protetor solar é um item indispensável do skincare para a saúde da pele o ano inteiro, mesmo em dias nublados e frios, e o produto exige alguns cuidados para seguir na hora de usá-lo, como quantidade ideal, como aplicar certo, fatores de proteção, etc. Mesmo as maquiagens com FPS na composição não são capazes de substituir e garantir a proteção que o protetor solar oferece.
A quantidade certa de protetor solar é o equivalente a uma medida de colher de chá para aplicar no rosto e no pescoço, sem esquecer das orelhas e do colo. E aplique mais uma colher de chá para cada braço e para cada perna.
protetor solar é indispensável (Foto:Reprodução/Instagram)
Sobre a reaplicação do produto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o protetor solar deve ser reaplicado em todas as partes do corpo a cada três horas, e nos casos de transpiração excessiva, o intervalo cai para de duas em duas horas. E para o uso em praias ou piscinas, a reaplicação deve ser feita logo após sair da água.
É importante ressaltar que cada organismo reage de uma forma diferente. Para quem tem a pele oleosa, o protetor solar será absorvido em uma velocidade mais rápida comparado aqueles que possuem pele seca. E essa diferença exige uma rotina de cuidados diferenciada. Se a sua pele é oleosa, busque por produtos oil-free ou oil-control.
Um dos maiores erros cometidos na hora de passar o protetor solar é não espalhar o produto de forma regular. Caso sobre alguns ‘buraquinhos’, essas pequenas áreas da pele que estão desprotegidas sem o protetor, podem acabar queimando de sol e ficando com manchas.
Outro erro comum é não usar a melhor versão do produto adequado para o seu tipo de pele, ou esquecer de aplicá-lo em regiões como pescoço e orelhas. Portanto, escolha um protetor solar de acordo com o fototipo de sua pele.
O ideal é usar dois tipos de protetores solares: um produto específico para o rosto, orelhas e pescoço, e outro específico para o corpo. Dê preferência para as versões em creme, pois é mais fácil de aplicar corretamente do que a versão em spray.
Lembre-se de que o uso do filtro solar não serve somente para proteger a pele de manchas e queimaduras, ele ajuda e previne aspectos mais importantes, como a prevenção do câncer de pele.
Foto destaque: protetor solar.Reprodução/Instagram