Bem Estar

Pesquisa inovadora revela as idades em que o metabolismo atinge o pico e começa a decair

Estudo traz resultados promissores sobre o funcionamento do metabolismo ao longo dos anos. Nele são apontados a idade em que o metabolismo atinge a quantidade máxima e quando ele realmente inicia sua queda.

23 Ago 2021 - 19h37 | Atualizado em 23 Ago 2021 - 19h37
Pesquisa inovadora revela as idades em que o metabolismo atinge o pico e começa a decair Lorena Bueri

É muito comum ligar a meia idade com a queda do metabolismo mas, um estudo considerado sem precedentes, prova o contrário e explora o uso de energia pelo corpo. A pesquisa foi publicada na revista Science, com 6.400 pessoas entre oito dias de idade até os 95 anos, feito em 29 países com descobertas surpreendentes sobre o corpo humano.

Para medir o metabolismo das pessoas, foram usadas a água duplamente marcada, que é produzida através de formas mais pesadas de átomos de hidrogênio e oxigênio que constituem a água. Esse é um material extremamente caro e por isso foi necessário a colaboração de pesquisadores de 29 países diferentes. Os dados mostraram que o metabolismo atinge seu ápice no primeiro ano de vida, mantendo uma estabilidade dos 20 aos 60 anos. Esta idade é quando ele começa a decair de maneira inevitável.


(Reprodução/pexels)


O metabolismo é todo o conjunto de reações que acontecem no interior dos organismos vivos e permite, assim, que o corpo mantenha as suas funções vitais. Dessa forma, é possível dizer que quanto maior o corpo, mais energia será necessária para movimentá-lo.

 

Fases da vida metabólica

O estudo chegou a classificar quatro fases metabólicas que são: o período entre o nascimento até o primeiro ano de idade, quando o metabolismo atinge o ponto mais alto de toda a vida, considerado 50% a mais do que da população adulta; uma leve lentidão até os 20 anos de idade, sem nenhum aumento ao longo da puberdade, mesmo sendo um período marcado por mudanças; nenhuma alteração dos 20 aos 60 anos; um declínio permanente que aos 90 anos, passa a deixar o metabolismo 26% abaixo do da meia-idade. A maior surpresa é a inexistência de uma queda ao longo da vida adulta.

 

Os riscos da automedicação e seu crescimento durante a pandemia

Covid: 58% da população brasileira já recebeu ao menos uma dose da vacina

Aromaterapia: óleos essenciais que tratam do corpo e da mente através do olfato

 

"A coisa mais surpreendente para mim é que não há mudança durante a vida adulta — se você está vivendo uma crise da meia-idade, não pode mais culpar o declínio da taxa metabólica”, foi o que disse John Speakman, um dos pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

Outra grande surpresa foi a falta de aumento metabólico ao longo da puberdade ou gravidez, além de não ocorrer quaisquer desacelerações próximo da menopausa.

"Curiosamente, foram encontradas poucas diferenças no gasto total de energia entre o início da vida adulta e a meia-idade — um período em que a maioria dos adultos nos países desenvolvidos ganha peso. Essas descobertas podem sustentar a ideia de que a epidemia de obesidade é resultado do excesso de ingestão de energia alimentar, e não por um declínio no gasto de energia”, disse Tom Sanders, professor do King”s College London, no Reino Unido.

 

(Foto destaque: Reprodução/ pexels)

VEJA TAMBÉM

The Rolling Stones: banda divulga a capa da música 'Sweet Sounds Of Heaven Lorena Bueri

The Rolling Stones: banda divulga a capa da música "Sweet Sounds Of Heaven

A canção da banda britânica em parceria com Lady Gaga e Stevie Wonder pode ser lançada na próxima semana. O novo álbum de inéditas dos Stones, "Hackney Diamonds", tem previsão de lançamento para o dia 20 de outubro.
Rick & Nogueira se juntam à Us Agroboy em feat inédito, gravado no haras de Sorocaba  Lorena Bueri

Rick & Nogueira se juntam à Us Agroboy em feat inédito, gravado no haras de Sorocaba

“S10ZONA” fica disponível às 00h desta sexta (22), e o videoclipe às 11h do mesmo dia
Vitória do Fortaleza se deu a cobrança de Vojvoda, revela o goleiro João Ricardo Lorena Bueri

Vitória do Fortaleza se deu a cobrança de Vojvoda, revela o goleiro João Ricardo

Fortaleza vence o São Paulo no Morumbi por 2 a 1 e, de acordo com o arqueiro João Ricardo, a vitória só aconteceu após cobrança de Vojvoda; James Rdoríguez perde pênalti pelo clube paulista.
Conheça os tênis mais estilosos e desejados pelas fashionistas Lorena Bueri

Conheça os tênis mais estilosos e desejados pelas fashionistas

Caso seja uma pessoa apaixonada por tênis e por moda, está no lugar certo. Aqui estão os modelos mais estilosos para quem quer ideias de calçados lindos para colocar na lista de desejos.
Goiás lança edital para contratar startups com soluções inovadoras para secretárias de governo Lorena Bueri

Goiás lança edital para contratar startups com soluções inovadoras para secretárias de governo

O edital lançado pelo governo goiano irá buscar empresas tecnológicas, para que demonstrem soluções a adversidades para as secretarias de Saúde, Administração e Educação.
Mãe de Luísa Sonza faz publicação de apoio à filha Lorena Bueri

Mãe de Luísa Sonza faz publicação de apoio à filha

A declaração de apoio à Luísa Sonza, feita nas redes sociais da mãe, veio após a cantora anunciar, em rede nacional, o término de seu relacionamento com Chico Moedas
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo