Bem Estar

Aromaterapia: óleos essenciais que tratam do corpo e da mente através do olfato

Através de óleo extraído das plantas, terapia holística com óleos essenciais trata do bem-estar do corpo e da mente. Conheça mais da prática de aromaterapia.

22 Ago 2021 - 18h00 | Atualizado em 22 Ago 2021 - 18h00
Aromaterapia: óleos essenciais que tratam do corpo e da mente através do olfato Lorena Bueri

Provavelmente sua mãe, tia ou avó, já compartilhou com você algum tipo de medicamento natural, por exemplo o uso da babosa como agente cicatrizante para ferimentos. O método de usar produtos orgânicos para tratamentos de saúde é muito antigo, tem-se registros dessa medicina alternativa há mais de 2000 anos a.C..

A aromaterapia é uma terapia holística, isto é, um tratamento alternativo com base na teoria de tratar não só o corpo e seus sintomas de doenças como também a mente, entender seu emocional, para curar de dentro para fora. Grande parte dos seus componentes, é originária da medicina oriental e com isso, formam uma prática com misto entre o conhecimento prático e científico.  

Definida pelo Internation Federation Aromatherapistis como uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”, a aromaterapia é reconhecida hoje, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um meio terapêutico.

No Brasil não é diferente, a prática faz parte das Praticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), assim é autorizado o uso da técnica para complemento em tratamentos de saúde.


Aromaterapia: o uso dos óleos essenciais para bem-estar do corpo e mente. (Imagem: Foto: Reprodução/Unsplash)


Como funciona?

Você já deve ter sentido um cheiro especifico seja de um perfume ou qualquer outro odor que tenha pairado sobre o ar, e automaticamente associou o aroma com um sentimento e logo em seguida sua mente despertou alguma memória antiga que você nem lembrava.

É com essa associação entre olfato e sentimento que a aromaterapia funciona. Quando o aroma é inalado, os canais olfativos mandam sinais para a parte do sistema nervoso central responsável pelas emoções. Depois, à medida que o cérebro reage a esses estímulos aromáticos, o humor da pessoa acaba se modificando. Por isso, é possível que uma pessoa que esteja em um momento agressivo pode experimentar sensações de relaxamento ao sentir o cheiro do óleo especifico para esse objetivo.

Como utilizar?

A forma mais utilizada é através dos difusores de ambiente, eles transformam o óleo em vapor fazendo assim se espalhar em todo o ambiente. Mas também pode ser usado em velas aromáticas e massagens.


Velas aromáticas.  (Imagem: Dan Smedley/ Unsplash)


Principais benefícios

Essa prática alternativa vem sendo bastante utilizada no tratamento pós-covid por pessoas que ficaram com sequela de perda de olfato.

https://lorena.r7.com/post/Cultivar-plantas-em-casa-e-tendencia-no-Brasil-pos-pandemia

https://lorena.r7.com/post/Terceira-dose-vai-comecar-por-idosos-e-profissionais-da-saude-diz-Queiroga

https://lorena.r7.com/post/Vacina-Governo-brasileiro-antecipa-39-milhoes-de-doses-para-o-mes-de-agosto

“Ele consiste basicamente na inalação de quatro odores de categorias diferentes: rosa, limão, cravo e eucalipto, que são vendidos em forma de óleo essencial. E, a partir disso, o paciente deve cheira-los, resgatando na memória os aspectos daquele odor e as sensações que ele provoca”, explica a otorrinolaringologista Brunna Paulino Maldini Penna. 

Além disso, ele combate diversos outros problemas de mal-estar, como:

Estresse e ansiedade

Insônia e problemas relacionados ao sono

TPM e sintomas de menopausa

Dores musculares

Infecções Respiratórias

Qual óleo usar?

Agora que você já sabe tudo sobre aromaterapia, está na hora de saber qual a finalidade dos óleos essenciais mais utilizados, pois cada um possui um beneficio em particular, dependendo da planta.

Óleo essencial de Lavanda

Traz relaxamento, em momentos de estresse e ansiedade. Foi comprovado que a fragrância possui efeito calmante.

Óleo essencial de alecrim

Ajuda a manter o foco e na concentração. É uma boa opção nas horas de estudo.

Óleo essencial de camomila

Pelo efeito calmante, ajuda a reduzir problemas no sono, trata também a ansiedade e estresse. Pode auxiliar nas dores musculares.

Óleo essencial de Gerânio

Atua em incômodos ocasionados pela menopausa e no equilíbrio e produção de hormônios femininos.

Óleo essencial de Copaíba

Possui efeito anti-inflamatório sendo indicada no tratamento de artrite, artroses, dermatite.

O aromaterapeuta estuda os efeitos e as aplicações mais indicadas dos óleos essenciais, por isso se deseja incluir essa prática no seu dia-a-dia recomendamos consulta-lo para que saiba qual o óleo mais recomendado para seu uso, fazendo assim melhor aproveitamento dessa terapia complementar.


(Foto destaque: Aromaterapia: óleos essenciais que tratam do corpo e da mente através do olfato. Chelsea Shapouri/ Unsplash)

 

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo