Notícias

Papa Francisco faz agradecimentos aos jornalistas que retrataram os abusos sexuais contra menores na Igreja Católica

Papa Francisco agradece aos jornalistas por denunciarem e expôs casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica. Ele ressalta ainda a importância dos jornalistas irem as ruas para combater a desinformação.

3 min de leitura
15 Nov 2021 - 11h30 | Atualizado em 15 Nov 2021 - 11h30

Neste último sábado (13), o Papa Francisco realizou uma cerimônia no Vaticano, na qual discursou e agradeceu aos jornalistas por denunciarem os casos de abusos sexuais por parte do clero da igreja católica. 

Os correspondentes mexicanos, Philip Pullella (Agência de Noticias Reuters) e Valentina Alazraki (Noticieros Televisa), foram mencionados e homenageados por Francisco, pelas coberturas do dia a dia realizadas no Vaticano. 


 

Papa agradecendo jornalistas em cerimônia que aconteceu no Vaticano. (Foto: Reprodução/ Reuters/ Remo Casilli)


O líder religioso enfatizou a importância de os repórteres saírem das redações e irem para as ruas considerando uma “missão do jornalismo” o combate a desinformações que muitas das vezes circulam no mundo da internet, como exemplo as Fake News.  Logo, esse reconhecimento e homenagem por parte do Papa Francisco direcionado aos jornalistas que estão à frente desse combate da desinformação, é de suma importância a fim de reestabelecer a imagem da igreja católica, de modo que os fiéis possam exercitar a sua fé de forma segura.

Papa Francisco, ainda em seu discurso, fez um agradecicmento aos jornalistas que expõe atitudes ou situações que são erradas e que ocorrem dentro da igreja, ainda afirmou que além de não deixarem assuntos como esses ir "para debaixo do tapete" afirmou que são os jornalistas que dão vozes ás vitímas de abusos sexuais.

https://lorena.r7.com/post/Vitoria-Medeiros-filha-do-aviador-que-transportava-Marilia-Mendonca-e-vitima-de-ataques-nas-redes-sociais

https://lorena.r7.com/post/No-ultimo-ano-1-a-cada-4-criancas-realizam-pelo-menos-tres-refeicoes-por-dia

https://lorena.r7.com/post/Mae-de-Marilia-Mendonca-denuncia-golpe-de-perfil-falso-com-seu-nome-pedindo-dinheiro


Importante ressaltar que, por muitos anos, a igreja católica foi reconhecida por esses episódios de abusos sexuais.  Tanto que, no ano de 2002 o jornal norte-americano “The Boston Globe”, chamou a atenção através de diversas reportagens publicadas que, por sua vez, retrava um padrão de abusos sexuais com menores de idade, por parte dos clérigos, que acontecia dentro da Igreja Católica Romana e que na maioria das vezes, líderes da igreja tentavam encobrir.  

Foto destaque: Papa acenando em um de seus pronunciamentos. Reprodução/Andreas Solaro/AFP

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo