Beleza

Os Protocolos de beleza que as atletas olímpicas precisam seguir

Existem regras específicas do comitê olímpico. E no atletismo o protocolo tem exigências menos agressivas. No geral é bem tranquilo o processo para as atletas

3 min de leitura
04 Ago 2021 - 11h51 | Atulizado em 04 Ago 2021 - 11h51

Pensaram que é só competir? Não, as atletas precisam seguir regras de cabelo e maquiagem antes.

 

Como já sabemos, nem todo esporte é olímpico. Quem decide se uma modalidade pode ou não ser considerada olímpica é o COI (Comitê Olímpico Internacional), que tem adotado políticas mais flexíveis para a inclusão de novos esportes na competição. Mas o que isso tem a ver com as regras de beleza? É simples, o comitê de cada modalidade é quem decide também os protocolos para a competição, e dependendo pode até resultar na penalização dos atletas. 

 

Vôlei de praia


Os Protocolos de beleza  que as atletas olímpicas precisam seguir (Foto:Reprodução/Pixabay)


Na categoria feminina o uniforme consiste em top ou camiseta regata e sunquíni ou short de ciclista. O uso de calça legging e camiseta térmica, só é permitido somente quando a temperatura estiver 19º ou abaixo. Joelheiras e cotoveleiras são opcionais. Segundo o comitê, não é permitido o uso de piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos atletas, mesmo que os objetos estejam encobertos por fitas (esparadrapos, fitas adesivas, micropore). 

Os males de dormir com os cabelos molhados

A importância de cuidar da pele a noite

Tranças para as mulheres negras vai além da estética

Ginástica Artística


Os Protocolos de beleza  que as atletas olímpicas precisam seguir (Foto:Reprodução/Pixabay)


Se já assistiu, certamente contemplou o típico desfile de tranças justas, coques e rabos-de-cavalo. Isto porque é obrigatório nesta modalidade o cabelo estar afastado da face para que este não obstrua a visibilidade. Esmalte em cores ousadas é considerado distração para os juízes. Brincos, apenas um em cada orelha. Não existem regras específicas para a maquiagem das atletas. 

 

 Atletismo


Os Protocolos de beleza  que as atletas olímpicas precisam seguir (Foto:Reprodução/Pixabay)


O uniforme deve ser feito de material que não seja transparente, mesmo se molhado. A atleta não deve usar uniforme que possa dificultar a visão dos árbitros. Obrigatoriamente deverão constar nos uniformes de competição (camisas, camisetas, macaquinhos, collants) o nome da unidade da federação. No atletismo os protocolos são menos rígidos.

(Foto destaque:Os Protocolos de beleza  que as atletas olímpicas precisam seguir. Reprodução/Pixabay)

Deixe um comentário