Beleza

Tranças para as mulheres negras vai além da estética

Mulheres negras que lutam por espaço e representatividade. O movimento dessa comunidade tem ganhado espaço e está cada vez mais enaltecido e celebrado.

29 Jul 2021 - 14h00 | Atualizado em 29 Jul 2021 - 14h00
Tranças para as mulheres negras vai além da estética Lorena Bueri

Box braids é uma forma de se impor contra a sociedade branca. É sobre resistência. É sobre ancestralidade. As tranças dentro da cultura africana podem simbolizar região, classe social, até mesmo como mapa de rota de fuga como foi no período escravista no Brasil, entre outros. 


As mulheres negras já ouviram diversos comentários como elas devem arrumar o cabelo e cuidar deles. “Por que você não alisa”, “ele fica assim cheio”, "dá pra lavar”, “faz um penteado, fica melhor”. Esses comentários aniquilam a autoestima e destroem a saúde mental das mulheres negras. O processo de auto aceitação é gradativo, e pela falta de representatividade dificulta. 

 

Apesar da população negra representar mais da metade da população brasileira, ela ainda é considerada minoria. Ou seja, essa comunidade é minoria na representação. A pesquisadora Camila Francisca da Rosa, professora, graduada em História e doutoranda em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), explica que o racismo estrutural no Brasil, somado à histórica característica de democracia racial, faz com que a sociedade não se reconheça como racista. O aumento da representatividade através dos movimentos,contribui para a influência dos espaços. Nesse contexto, abala a estrutura organizacional racista que vivemos.

 

Hoje em dia vemos mulheres negras fazendo a diferença e desconstruindo o padrão. A indústria da moda está cedendo espaços.  Tem estudos que tipificam a textura do cabelo negro. É claro que ainda falta muito para conquistar. Mas é um degrau a menos, concordam. Cada contribuição para a valorização da comunidade negra, é importante!


As box braids podem ser feitas de diferentes materiais. Linha de crochê, jumbo, lã, entre outros. E existem uma variedade de modelos.
A trança é sobre empoderamento também. 

 

Camila Cabello: A nova representação descomplicada da moda

 

Maneiras de usar coturno

 

5 vezes que Karol Lima inspirou com seus looks


Veja os tipos diferentes: 

 

As tranças soltas,feitas com três mechas de cabelo

 


Magá Moura (Foto: Reprodução/Pinterest)


 


Nátaly Neri (Foto: Reprodução/Pinterest)


 

 Todos esses dreads são feitos com cera ou lã. Vale ressaltar também que eles carregam histórias, significados e técnicas.


(Foto destaque: Tranças para as mulheres negras vai além da estética. Reprodução/Pinterest)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo