Bem Estar

Natação: Mente sã, corpo são

Vamos agora conhecer com mais detalhes os benefícios da natação para a saúde. A natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que não tenham nenhuma contraindicação. Tanto é que aulas de natação para bebês estão se tornand

27 Jul 2021 - 11h00 | Atualizado em 27 Jul 2021 - 11h00
Natação: Mente sã, corpo são Lorena Bueri

Água é vida. Quem achar que vou falar sobre bebê-la está enganado.  A hidratação é importante como a respiração, mas além de tudo o contato físico com a água pode ser fundamental para a mente e o corpo. Hidroterapias e hidroginásticas são excelentes formas de elevar o bem estar, mas a natação é considerada uma das atividades mais completas.

Um estudo da Universidade de Haward, na Inglaterra, aponta a perfeição da atividade: “Você pode chamar a natação do treino perfeito. É boa para indivíduos com artrite pois tem menor arrasto. Quando você nada regularmente por pelo menos 30 a 45 minutos, você está fazendo exercícios aeróbicos. Além disso combate a depressão, levanta seu humor e reduz o estresse”, afirma I-Min Lee, professor de medicina da Harvard Medical School e responsável pelo estudo.

Nadar é fortalecer o corpo. É uma atividade que ajuda muito o organismo como um todo. A fisioterapeuta Fábia Ferreira explica que um dos maiores benefícios é por ser um método sem impacto, que não coloca ossos e articulações em risco: “Todos os músculos do corpo ficarão cada vez mais fortes durante a natação, pois requer o esforço de braços e pernas, assim todas as partes do corpo irão se mover. As articulações são fortalecidas, pois o impacto é menor na prática, assim o risco de lesões é mínimo”, diz.  

https://lorena.r7.com/post/Harmonizacao-x-desarmomizacao-facial-dr-Aquiles-Rodrigues-explica-como-evitar-exageros

https://lorena.r7.com/post/Como-a-mudanca-climatica-vem-afetando-as-pessoas-ultimamente

https://lorena.r7.com/post/Popularizacao-no-home-office-contribuiu-para-o-aumento-do-sedentarismo-na-populacao

Para todos

Quem nunca quis ter um corpo de atleta? Nesse quesito estética os nadadores são referência. Além de ajudar a queimar calorias, a natação fortalece os músculos, a aumentar a capacidade respiratória, logo o metabolismo. E não tem contraindicação de idade. Bebês, mulheres grávidas, idosos, entre outros, em situação de fragilidade podem praticar sem hesitação. Os idosos que praticam esportes aquáticos têm menor probabilidade de fraturas ao cair.

A atividade é adequada para pessoas com doenças degenerativas articulares, pois promove a lubrificação das articulações, reduzindo dores vindas da artrite, osteoartrite, entre outros males. O tecido ósseo é fortalecido e melhorado.

'Mens sana in corpore sano'

A máxima "mente sã num corpo são" é nítida na natação. A prática alivia a mente e auxilia numa melhora do dia a dia num geral, sem falar na interação social. Nadar é escolha perfeita para combater a ansiedade e a depressão, pois libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Na prática, as técnicas de respiração aliviam a tensão e dão sensação de relaxamento.

A profissional também endossa:A prática da natação movimenta o corpo inteiro e influencia partes do cérebro que não são tão estimuladas. Além de aumentar a capacidade lógica, os exercícios também influenciam na memorização”, enaltece Fábia.


Estudo em Haward aponta a natação como atividade completa - Foto: Agência Brasil


Melhoria cardiovascular

O coração é um dos órgãos mais beneficiados. Especialistas apontam que mantendo um ritmo cardíaco elevado, nadando de 20 a 40 minutos pelo menos três vezes por semana será nítida a melhoria da saúde cardiovascular e também a queda dos níveis de colesterol. Mas cada um no seu ritmo. Inicialmente, é normal descansar após algumas voltas. Com o tempo de prática, a capacidade cardiovascular aumentará e o coração poderá assumir mais carga de trabalho.

Conheça 4 dicas para iniciantes na natação

1-Acorde o seu corpo antes entrar na água. Seu corpo deve despertar para a atividade.

2-Opte bem os equipamentos. 

3-Nade com regularidade. Imponha determinada quantidade de vezes por semana.

4-Encontre uma academia ou clube com a metodologia correta, avaliando os profissionais. 

 

Foto Destaque: Agência Brasil

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo