Com a pandemia de covid-19 e as novas variantes do vírus fora de controle, o Ministério da Saúde se prepara um avanço nos números de casos de covid-19 e para uma possível alta do índice de internação durante o mês de setembro. O receio do ministro Marcelo Queiroga tem nome e sobrenome: a ascensão da variante delta, as flexibilizações sanitárias nos estados e o ritmo lento da vacinação no país. A solução do Ministério da Saúde para estancar a possível nova onda de covid-19 devido à variante delta no Brasil é a aplicação de doses de reforço das vacinas e a redução do intervalo entre as doses para as vacinas AstraZeneca e Pfizer.
Estudo aponta aumento de casos da variante delta no estado de São Paulo em Setembro
Passaporte da vacina entra em vigor em setembro para o Rio de Janeiro e São Paulo
No Rio de Janeiro, a cidade de Duque de Caxias iniciou a aplicação de doses de reforço em idosos a partir de 70 anos. Já no estado de São Paulo, o governador João Dória afirmou que as doses de reforço serão aplicadas a partir do dia 6 e setembro. Sobre a nova onda de covid, o professor da Unesp Wallace Casaca assegura que: “O epicentro da variante delta no Brasil hoje é o Rio. São Paulo, embora ainda não tenha tido aumento exacerbado, está neste caminho. A projeção estima que deve haver essa explosão a partir da segunda semana de setembro”.
Eduardo Paes durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/ Talita Giudice/ Super Rádio Tupi)
Na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes cobra publicamente o Governo Federal e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por atrasarem o envio de vacinas à cidade. “Agradeço ao Governo Federal. Eles que compram, eles que pagam, eles que adquiriram. Palmas para eles todos, estou feliz da vida. Mas entreguem a porcaria da vacina”, disse Eduardo. Em outro trecho do desabafo, o prefeito afirma a capital carioca é o epicentro da variante delta no país: “Nesse momento o lugar com mais casos em crescimento no Brasil é o Rio de Janeiro”.
Enfermeira realizando teste de covid-19 em paciente. (Foto Destaque: Reprodução/ Getty Images)