Celebridades

Maurício de Sousa fala sobre personagem homossexual para integrar a Turma da Mônica

Maurício de Sousa, pai da Turma da Mônica, diz que prepara personagem LGBTQ+ para os quadrinhos e também anuncia lançamento de livro sobre meio ambiente.

27 Out 2021 - 21h57 | Atualizado em 27 Out 2021 - 21h57
Maurício de Sousa fala sobre personagem homossexual para integrar a Turma da Mônica Lorena Bueri

Após quase dois anos de especulações sobre a criação de um personagem LGBTQ+, o cartunista Maurício de Sousa, 86 anos, afirmou que a chegada de um novo integrante, para garantir mais diversidade aos quadrinhos da Turma da Mônica está sendo preparada. Os personagens infantis da turminha brasileira mais famosa e que marca gerações não são sexualizados, o que tem causado polêmica para algumas pessoas. A declaração sobre o novo integrante foi dada em uma entrevista a BBC News Brasil realizada via Skype. O cartunista falou ainda sobre a representação de grupos minoritários em seus quadrinhos e sobre livro "Sou Um Rio" lançado nesta quarta-feira (27) com 'proposta diferenciada' focando na defesa do meio ambiente. A data foi escolhida por ser às vesperas da COP-26, a conferência sobre mudanças climáticas que começa a partir deste domingo, em Glasgow, na Escócia.

Vale lembrar que demonstrando ser adepto a defender a diversidade social, em 2019, foi criada a personagem negra Milena, sendo considerada a que mais estourou no lançamento e fará parte de um novo projeto. "Agora em dezembro vamos lançar o segundo filme [live-action] da Turma da Mônica ['Turma da Mônica: Lições'] e a Milena será uma das estrelas. Está todo mundo apaixonado pela Milena. E acho que no cinema vai acontecer o que já está acontecendo com as histórias em quadrinhos."

Sobre a temática da homossexualidade, Maurício de Souza informou que está sendo avaliado com roteiristas como isso será feito e disse que também analisa o cenário brasileiro. "Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente. Eu tenho um filho, bem, que se assume (homossexual) e eu adoro meu filho (Mauro Sousa, diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções). Ele cuida de uma parte tão importante (da empresa), que é a de shows e espetáculos. E dá um nó no pessoal que já tem mais idade e mais experiência", ressaltou.


Cartunista Maurício de Sousa (Foto: Reprodução/Caio Gallucci/BBC News Brasil)


Na entrevista à BBC News, o cartunista se emocionou ao recordar quando o filho Mauro lhe contou sobre a sua sexualidade."Eu acho que (para ele também foi natural), pelo que ele falou. Ele se abriu comigo também. E nos entendemos muito bem, sempre. Com meus filhos eu me entendo sempre muito bem. Esse caso foi meio diferente mas também foi uma experiência muito interessante e agradável, porque é a porta da vida e da felicidade. Realização também. Não pode haver obstáculos para sensações. É uma maneira, uma atitude, é uma palavra que me foge agora… De comportamento… Também não é comportamento, me foge a palavra. Mas de qualquer maneira, acho que todos nós temos o direito de viver o que nos é agradável, necessário e nos faz bem. Mas, principalmente, se faz bem para mais de um, é melhor ainda. Acho que foi uma experiência muito boa para mim também.", pontuou o quadrinista.

 
https://lorena.r7.com/post/Surgem-novos-detalhes-do-set-apos-tiro-acidental-de-ator-que-matou-diretora
https://lorena.r7.com/post/Covid-19-EUA-aprova-vacina-da-Pfizer-para-criancas-de-5-a-11-anos
https://lorena.r7.com/post/Comite-de-emergencias-da-OMS-alerta-que-pandemia-esta-longe-do-fim

Já em relação ao novo livro, a famosa turminha de personagens que o consagrou como Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, entre outros, não estará presente. Para Maurício de Souza, o assunto é sério demais para brincadeiras. "A decisão foi estratégica. A Turma da Mônica, entrando com aquele clima todo, brincadeiras, humor, iria desviar a atenção do leitor, principalmente o leitor criança, o jovenzinho. Iria desviar do foco que é cuidar do meio ambiente. Isso é uma coisa que eu queria deixar bem na cara do leitor, com ilustrações também não escandalosamente lindas, bonitas, coloridas, mas adequadas [ao tema]", garantiu.

 

Foto destaque: Maurício de Sousa. Reprodução/BBC News

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo