Notícias

MPF pede a obrigatoriedade do passaporte de vacina em eventos culturais da Lei Rouanet

Ação do MPF que pede a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação em eventos patrocinados pela Lei Rouanet destaca a importância da vacinação para a proteção coletiva.

14 Nov 2021 - 11h02 | Atualizado em 14 Nov 2021 - 11h02
MPF pede a obrigatoriedade do passaporte de vacina em eventos culturais da Lei Rouanet Lorena Bueri

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a justiça para pedir a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacina em eventos culturais com financiamento da Lei Rouanet. O pedido foi feito após a publicação de uma portaria da Secretaria de Cultura publicada na segunda-feira (8) que vetava a exigência deste passaporte nos projetos financiados pela lei.

O passaporte de vacina é uma medida na qual é obrigatória a apresentação do comprovante de vacina na entrada de locais públicos. Segundo o secretário especial de Cultura, Mário Frias, exigir comprovante de vacina para entrada em eventos viola a liberdade individual e a portaria assinada por ele “visa a garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização”.


Fiocruz afirmou que a vacina beneficia não apenas o indivíduo, mas a comunidade. (Foto: Reprodução/Fabio Nunes Teixeira/PMG)


Em contrapartida, quem assina a ação do MPF é a procuradora Ana Carolina Roman, usando os argumentos de que a exigência do passaporte de vacina é um dos “instrumentos de proteção da coletividade” e de que não cabe à Secretaria de Cultura determinar medidas a serem tomadas em relação à Covid.

 

https://lorena.r7.com/post/Covid-19-Alerta-vermelho-na-Alemanha

https://lorena.r7.com/post/Casos-que-a-principio-havia-suspeita-do-mal-da-vaca-louca-no-RJ-nao-possuem-relacao-com-consumo-de-carne

https://lorena.r7.com/post/Mieloma-multiplo-a-doenca-rara-que-matou-Cristiana-Lobo

No dia 29 de outubro, a Fiocruz já havia declarado apoiar o uso de passaportes de vacinação sob o mesmo argumento da proteção coletiva: "É preciso destacar os benefícios de proteção coletiva não só para os trabalhadores, mas para suas famílias, crianças, colegas de trabalho e a comunidade. É especialmente importante que se complete o esquema vacinal com duas doses ou dose única, dependendo do imunizante, incluindo a dose de reforço quando houver indicação, para que possamos alcançar um patamar de maior segurança, com pelo menos 80% da população protegida", afirmaram os pesquisadores da fundação.

Foto destaque: vacina contra a Covid. Reprodução/Dado Ruvic/REUTERS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo