Saúde

Casos que à princípio havia suspeita do mal da vaca louca no RJ não possuem relação com consumo de carne

Os dois casos que inicialmente poderiam ser do mal da vaca louca ou doença da vaca louca, na verdade são da Creutzfeldt-Jakob (DCJ). A causadora do mal da vaca louca é a variante da doença, a vDCJ.

12 Nov 2021 - 19h53 | Atualizado em 12 Nov 2021 - 19h53
Casos que à princípio havia suspeita do mal da vaca louca no RJ não possuem relação com consumo de carne Lorena Bueri

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou nesta quinta-feira, 11, que os dois pacientes que anteriormente possuíam suspeitas do chamado “mal da vaca louca” estão em isolamento em Manguinhos, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/ Fiocruz), com suspeita da doença Creutzfeldt-Jakob (DCJ), que não é causadora do “mal da vaca louca” e que a doença não possui relação com o consumo de carne. Para o Ministério da Saúde, o aspecto esporádico da DCJ não possui fonte ou causa infecciosa descobertas e, não é transmitida de pessoa para pessoa. A doença relacionada ao consumo de carne é a variante da DCJ, a vDCJ.


Rebanho bovino pastando.(Foto: Reprodução/ IStock)


Especialistas afirma que, mesmo com a diferença entra as doenças, as duas são conhecidas popularmente como “mal da vaca louca”. Anteriormente, a Fiocruz afirmou que existia a suspeita de encefalopatia espongiforme bovina, também conhecida popularmente como “doença da vaca louca”. A Secretaria Municipal de Saúde da capital carioca comunicou que os pacientes residem em Duque de Caxias e Belford Roxo. A prefeitura de Duque de Caxias informou que há uma pessoa na cidade sendo monitorada e a prefeitura de Belford Roxo relatou que ainda não foi notificada sobre o caso.

Pela primeir vez, nove estados e DF não registram mortes por covid-19

Mieloma múltiplo: a doença rara que matou Cristiana Lobo

Agência europeia aponta novo efeito colateral da vacina da Janssen


 

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que os um dos pacientes é um homem de 55 anos, residente de Duque de Caxias. O outro caso, se trata de uma mulher de 59 anos, residente de Belford Roxo. A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias relatou que, em agosto, o paciente apresentou os seguintes sintomas: demência e ataxia (irregularidade ou perda da coordenação muscular).

Foto Destaque: Sede da Fiocruz em Manguinhos (Rio de Janeiro). Reprodução/ Fiocruz

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo