Politica

Lula aparece como personalidade mais buscada no Google

A Google Trends, responsável pelo levantamento de dados de busca da plataforma, apontou o presidente Lula com o maior índice de procura global após sua reeleição, o maior já visto nos últimos 18 anos.

01 Nov 2022 - 11h00 | Atualizado em 01 Nov 2022 - 11h00
Lula aparece como personalidade mais buscada no Google Lorena Bueri

Eleito presidente do Brasil pela terceira vez na história, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um aumento considerável de pesquisas feitas por internautas pelo Google nas últimas 24 horas, tornando-o a personalidade mais pesquisada do mundo, segundo amostragens da Google Trends, relatório de levantamento de dados da plataforma de pesquisas que visa mostrar os maiores interesses de busca ao redor do mundo. 

Divulgado às 09h30 de segunda-feira (31), os picos de pesquisa em relação ao político registraram nível histórico jamais visto, somado ao maior interesse dos internautas pelas eleições brasileiras de 2022, superando, recordes de pesquisas e interesses desde os últimos 18 anos.

Em uma escala de 0 a 100, as buscas feitas sobre a segunda reeleição de Lula atingiram sua capacidade máxima, computadorizando uma grande leva de interesse sobre o assunto em todo o mundo. Comparando com outros grandes momentos envolvendo o futuro presidente, a diferença é gritante. A maior, até então, era sobre sua prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em abril de 2018, que registrou uma escala de 69 segundo a Google Trends; logo atrás, na escala 45 de pesquisas envolvendo o nome de Lula, aparecia a suspensão de sua nomeação como Ministro da Casa Civíl pelo Supremo Tribunal Federal (STF), durante o governo Dilma, em março de 2016. 


Lula em sua campanha em Porto Alegre. (Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert/ PT)


Fora o Brasil, outros países demonstraram interesse sobre o andamento das eleições brasileiras, como Portugal, Paraguai, Uruguai e Argentina; países estes que mais buscaram pelo presidente Lula, segundo o relatório da Google. Perguntas, tais quais “Quem é Lula?”, “Qual é a idade do Lula?”, “Lula é corrupto?”, “Lula é comunista?” e “Lula é socialista?” demonstraram maior repetição entre os usuários internacionais. Bolsonaro também teve crescimento de buscas, com as perguntas “Quem é Bolsonaro?”, “Bolsonaro é bom?”, “Bolsonaro concedeu?”, “Bolsonaro é ruim?” e “Onde está Bolsonaro?” sendo as mais feitas na plataforma.

Além do Google, o presidente Lula ganhou muito apoio nas mídias sociais, detendo o recorde de publicação mais curtida no Twitter e sendo o político que mais ganhou seguidores no Facebook (acréscimo de 34 mil), Instagram (266 mil seguidores) e Twitter (190 mil a mais), em agosto.

Recentemente, o presidente da Argentina Alberto Fernández se reuniu com Lula da Silva na segunda-feira (31), no Hotel Intercontinental, em São Paulo, juntamente com o chanceler Santiago Cafiero e o embaixador da Argentina no Brasil. Alberto ressaltou sua felicidade sobre a vitória de Lula diante Bolsonaro e que veio ao Brasil para dar ao presidente "o abraço que ele merece".

Portugal também demonstrou atividade sobre o segundo turno, com o Primeiro-Ministro português António Costa declarando abertamente sua torcida ao Lula pela “saudade das relações de amizade entre Portugal e Brasil”, por fim, ressaltando que o “Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva”


Lula se encontra com o presidente argentino Alberto Fernández (Foto: Reprodução/ Esteban Collazo/ Argentine Presidency)


Outros líderes mundiais parabenizaram Lula pela conquista, como chefes de Estado dos Estados Unidos, México e França; assim como jornais relevantes espalhados pelo globo, apontando a polarização do país referente às eleições.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve, ao todo, mais de 60, 3 milhões de votos confirmados pelas urnas, registrando quase 51%. Enquanto o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) recebeu 50,2 milhões de votos, 49,1% do montante. Com este resultado, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente que não conseguiu se reeleger na história do Brasil, desde 1998 com Fernando Henrique Cardoso.

Foto Destaque: Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução/ Leonardo Benessatto/ Reuters)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo