Notícias

Imprensa internacional repercute vitória de Lula

Mídia internacional repercute a vitória de Lula contra Bolsonaro; Jornais de países como EUA, Alemanha, França e Reino Unido manifestam sobre as eleições presidenciais do Brasil

31 Out 2022 - 19h00 | Atualizado em 31 Out 2022 - 19h00
Imprensa internacional repercute vitória de Lula Lorena Bueri

A imprensa internacional reagiu com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais do Brasil, que ocorreu no domingo (30). O candidato que estava concorrendo era Jair Bolsonaro (PL), em que estava disputando para a reeleição. Além disso, líderes mundiais de grandes países se pronunciaram sobre também.

Jornais de diversas partes do mundo falaram pontos como a polarização e a democratização. O retorno do ex-presidente ao poder foi estampado nas primeiras páginas em notícias, manchetes, sites, portais e tabloides.

A revista norte-americana Time, colocou como o título da matéria “Lula vence por pouco a eleição de alto risco do Brasil, acabando com a presidência de extrema direita de Bolsonaro”, e em seguida, fala sobre o petista sendo eleito.


Manchete da revista Time, nos Estados Unidos. (Foto Reprodução: Time)


O jornal inglês The Guardian colocou na manchete a vitória de Lula (PT) “Lula encena retorno surpreendente para derrotar Bolsonaro de extrema-direita nas eleições brasileiras”, na notícia o veículo considerou “a mais importante eleição em décadas” e publicou que o presidente eleito recuperou a liderança do país e “prometeu reunificar o país”.


Manchete do jornal The Guardian, no Reino Unido. (Foto Reprodução: The Guardian)


O Le Monde, jornal francês, ressaltou o duelo entre presidentes que terminou com a vitória do Lula contra Bolsonaro, com disputa acirrada. O veículo pontou que a disputa eleitoral foi marcada por acusações da campanha de Lula sobre o uso da polícia para obstruir a votação em regiões favoráveis ao presidente eleito. 


Manchete do jornal Le Monde, na França. (Foto Reprodução: Le Monde)


Para o The New York Times, a eleição de Lula (PT) representou uma rejeição “pungente” ao movimento de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL), na manchete veio “Brasil elege Lula, ex-líder de esquerda, em repreensão a Bolsonaro”. O jornal norte-americano ainda destacou as medidas que Lula prometeu adotar para proteger a Amazônia, em detrimento de Bolsonaro, que “destruiu agências de proteção à floresta”.


Manchete do jornal estadunidense, The New York Times. (Foto Reprodução: The New York Times)


A britânica emissora BBC questionou “O esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva disse que iria ‘melhorar a vida das pessoas’ em todo o Brasil – mas o que exatamente isso significa?”. Em resposta a rede listou algumas promessas de Lula em cinco eixos: salários e impostos, serviços públicos e desemprego, jovens, insegurança alimentar e pobreza. Além disso, a BBC citou o apoio de Simone Tebet (MDB), candidata à presidência no primeiro turno, para melhorar a diferença salarial de homens e mulheres no Brasil.


Matéria da BBC do Reino Unido sobre os planos do Lula para o Brasil. (Foto Reprodução: BBC)


O El País pontuou que Lula ganha as eleições em um Brasil dividido e para o jornal espanhol, “a derrota de Bolsonaro contém uma valiosa lição sobre como proteger a democracia". 


Manchete do jornal espanhol, El País. (Foto Reprodução: El Pais)


“Lula é eleito o novo presidente do Brasil, mas o que faz Bolsonaro?”, questiona a manchete do jornal Suddeutsche Zeitung. “A preocupação é grande, pois ele pode não reconhecer as eleições”, diz o jornal alemão diante a vitória apertada.

O The Washington Post, veículo norte-americano, destaca que será o terceiro mandato de Lula (PT), que governou o país entre 2003 e 2010 e que agora derrotou “o presidente trumpiano do Brasil em um notável retorno politico cerca de três anos depois que ele saiu da cela de prisão”.

Em Portugal, o jornal Público falou sobre o discurso de Lula após vitória e destacou o combate à fome e o combate às mudanças climáticas.

Líderes mundiais de países como Estados Unidos, França, Colômbia, Argentina, México, Chile, Espanha e Portugal se manifestaram pelas redes sociais com imagens e palavras de saudações parabenizando Lula.

Foto Destaque: Lula (PT) votando neste domingo (30). (Reprodução/Brazil News)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo