Em plena semana do orgulho LGBTQIA+, é possível ver como o preconceito ainda é latente em qualquer parte do planeta, no entanto, personalidades como Leonardo Vieira, trazem à tona as ameaças anônimas que sofrem pela web.
Ícone dos anos 90, o ator despontou ao interpretar José Inocêncio jovem – personagem que abriu as portas para Antônio Fagundes assumir a próxima fase – Leonardo causava frisson por onde passava e arrancava suspiro até de quem não era tão fã assim. Mas tudo isso ficou para trás quando no final de 2016 ele foi fotografado por um paparazzi beijando outro homem e no início do ano seguinte, assumiu sua homossexualidade.
A surpresa foi grande para as que mantinham acesa a esperança de um dia ser escolhida para ser sua amada, porém, a felicidade do artista foi maior em não ter que viver de aparências. Sempre muito discreto em sua relação com o marido Leandro Fonseca, com quem convive há 12 anos, Vieira usou suas redes sociais para denunciar as ameaças que vem sofrendo ultimamente pela web.
Leonardo Vieira e sua nova e pacata vida em Portugal (Reprodução/Instagram)
“Estou recebendo no direct, aqui do Instagram, ameaças de morte por eu ser gay”, revela. Nos comentários, acrescentou: “Covardes, enrustidos, infelizes, invejosos e frustrados se escondem atrás do suposto anonimato da internet”, finalizou.
Morando em Portugal com o marido, onde pode viver tranquilo pois as leis proíbem discriminação por orientação sexual, o ator revela que se mudou as terras lusitanas para buscar melhor qualidade de vida e novas oportunidades de trabalho. Além disso, por sua desaprovação à eleição de Jair Bolsonaro e principalmente por ser cidadão português. Lá a homofobia é bem mais latente que no Brasil e a violência é baixíssima.
https://lorena.r7.com/post/Britney-Spears-e-fotografada-no-Havai-ao-lado-de-seu-noivo
https://lorena.r7.com/post/Gilberto-Gil-completa-79-anos-e-recebe-homenagens-de-famosos
Seu último trabalho no Brasil foi na novela “Os Dez Mandamentos” da TV Record. O ator atribui essa falta de convites devido ter se assumido. “Fui arrancado do armário contra a minha vontade e depois disso a minha vida virou de cabeça para baixo. Passei a sofrer ameaças de morte e desde então nunca mais fui chamado para um trabalho”, revelou em entrevista à jornalista Patrícia Kogut.
Enquanto Leonardo não volta ao Brasil nem aos sets de filmagem, seus admiradores podem acompanhar um de seus papéis mais marcantes em novelas, o Lopo Junior – em "Prova de Amor" – que pode ser visto na reapresentação das tardes da Record de segunda a sexta.
(Foto destaque: Leonardo Vieira. Reprodução/Instagram)