Bem Estar

Lentes de contato: mau uso pode causar graves lesões nos olhos

O uso inadequado de lentes de contato pode ocasionar graves problemas para os olhos, podendo ocorrer até perda da visão. É importante estar atento à forma correta de manusear o objeto.

3 min de leitura
13 Dez 2021 - 16h12 | Atualizado em 13 Dez 2021 - 16h12

O uso constante de lentes de contatos pode se tornar tão comum e corriqueiro, que alguns usuários passam a ficar desatentos com os cuidados necessários para um uso adequado do tão precioso objeto. Além de atenção, é necessário prudência e consciência rigorosa com a sua utilização, uma vez que as lentes ficam muitas horas seguidas em contato direto com a córnea, a parte anterior transparente e protetora do olho que fica localizada na região polar anterior do globo ocular.


Partes que compõem o olho. (Foto: Reprodução/Pro Visu)


Segundo especialistas, as consequências do mau uso das lentes de contato podem ocasionar desde casos mais leves, causando reações alérgicas pelo acúmulo de proteína da lágrima que se acumulam sobre a lente e causam sensibilidade nos olhos, até danos mais graves como a baixa oxigenação dos olhos, provocando deslocamento da retina e hemorragias.

"Esse quadro costuma ocorrer principalmente em quem abusa do uso e pode levar à intolerância ao objeto, fazendo com que a pessoa nunca mais possa usá-lo", diz Claudia Del Claro, oftalmologista chefe do Setor de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis (SC).

 

Princípio ativo do Viagra pode ser utilizado na prevenção ao Alzheimer (r7.com)

Entenda o avanço da terapia com células-tronco contra a diabetes tipo 1 (r7.com)

Cientistas afirmam que ter filhos pode mudar a estrutura do cérebro (r7.com)


As lentes de contato devem ter seu uso intercalado com os óculos, a fim de evitar problemas em quaisquer níveis. Há também o risco de lesões em algumas células dos olhos. Esses problemas podem acarretar diminuição ou perda da visão e, em casos extremos, até a necessidade de transplante de córnea.

A internacionalista Natália Ribeiro, conta que optou pelo uso das lentes de contato por se sentir mais confortável esteticamente, mas  ela relata que já sofreu com algumas emergências, principalmente em viagens. “O lado ruim em usar lente é que resseca demais o olho e eu tinha que ficar usando colírio. Teve uma vez viajando, eu estava esquiando em Montana, nos Estados Unidos e uma das minhas lentes rasgou bem na descida e eu fiquei com a vista toda embaçada, foi horrível” , disse Natália.

Segundo a dentista Jéssica Duarte, o uso diário das lentes de contato, fez com que ela desenvolvesse uma grave alergia à lente a qual usava. Ela conta que para se curar teve que parar de usar as lentes e fazer uso de colírio. “Tive que ficar sem usar e colocar um colírio durante 1 mês, hoje em dia eu uso às vezes,  apenas em situações que não quero ir de óculos”   relatou Jéssica.

Para evitar que o quadro evolua e se complique, como aconteceu com a dentista, é muito importante procurar um oftalmologista diante de qualquer sinal de que algo está errado.

 

Foto Destaque: Pessoa manuseando uma lente de contato. Reprodução/ Bigstock.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo