Entretenimento

Festival Universo Spanta faz homenagem para Marília Mendonça

A cantora Marília Mendonça recebe homenagem do festival Universo Spanta

3 min de leitura
13 Dez 2022 - 14h55 | Atualizado em 13 Dez 2022 - 14h55

O Universo Spanta, o principal festival de música brasileira do país, que começa no dia 5/01 e terá 14 dias de show durante todo o mês de janeiro, vai prestar uma homenagem à Marília Mendonça. A cantora foi um dos primeiros nomes anunciados, ainda em 2021, para a edição de 2022, adiada devido a Omicron. O show, que está sendo planejado em total segredo pela equipe artística do evento, terá um trio de cantoras de diferentes estilos musicais e gerações: o sertanejo raiz e universitário da paraibana Bizay, o pop romântico da carioca Gabriela Melim e a mistura de MPB e soul da paulista Paula Lima. A apresentação será no dia 5 de janeiro, numa noite para convidados e contará também com um show do cantor Lulu Santos, além de uma homenagem aos profissionais de saúde, que ganharam convites, pela dedicação nesses três anos de pandemia.

Max Vianna, diretor artístico do festival, explica que a escolha dos três nomes tem a ver com a proposta de potencializar a diversidade musical do evento que dá espaço em seu line-up para vários gêneros musicais: “Queremos poder trazer todos os sons e, de uma certa maneira, mostrar o quão universal era o trabalho da Marília. Embora ela fosse uma cantora sertaneja, tinha um leque de canções muito rico e, por isso, conquistou uma legião de fãs por todas as regiões do país. Esse trio ‘inusitado’ de cantoras vai traduzir bem o repertório da cantora.”

Programação

O Universo Spanta vai agitar o verão carioca com muita energia, um público apaixonado e encontros inesquecíveis. A programação traz uma variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes tipos de públicos: pop, axé, rap, trap, MPB, sertanejo, piseiro, forró, samba e muito mais, sempre com uma pitada de carnaval, marca registrada do festival. Os três palcos, com nomes que homenageiam a Cidade Maravilhosa - Guanabara, Corcovado e Lapa -, vão estar montados no cenário deslumbrante da Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

No dia seguinte à homenagem, 6 de janeiro, o evento abre para o público em geral com a programação das sextas-feiras que têm seu line-up dedicado à cena musical jovem. As atrações deste primeiro dia trazem as boas energias do ano novo com Marina Sena, Chico Chico, Minha Luz é de Led, Duda Beat, com a participação de Flor Gil, e os Gilsons com um convidado pra lá de especial: Gilberto Gil. No sábado, a programação traz o tradicional mosaico cultural do Universo Spanta, com grandes nomes como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Maiara e Maraisa, Vitão, Orquestra Voadora, São Clemente, entre outros.

No domingo, 8 de janeiro, o festival reúne blocos cariocas tradicionais e da nova geração, em uma grande exaltação às origens do Spanta e ao carnaval de rua. Dez agremiações estão confirmadas: o Bloco Spanta Neném é o grande anfitrião e recebe nomes como ‘Bangalafumenga’, ‘Bloco do Sargento Pimenta’, ‘Mulheres de Chico’, ‘Toca Rauuul’ e ‘Cordão da Bola Preta’.

O segundo fim de semana começa na sexta-feira 13, mas a vibração será alta, misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, BaianaSystem, Rael e Francisco, El Hombre. No sábado, 14, a alegria continua a mil com os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Lagum, Mangueira, Jongo da Serrinha, Fogo e Paixão e muito mais. No domingo, 15, grandes mestres da MPB sobem ao palco, entre eles Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, assim como Zizi Possi que estará ao lado de Luiza Possi.

Na penúltima semana, o festival começa mais cedo. Na quinta, 19 de janeiro, véspera de feriado no Rio de Janeiro, a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração, os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião, vão promover uma grande festa da música nordestina. 

Na sexta, 20, o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração com L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado, 21, o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, se junta à dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarca no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais em um dia que não vai deixar ninguém parado.

O último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27 de janeiro, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros, numa grande festa colorida. No sábado, 28, tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr., Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Salgueiro, Agytoê, e muito mais. E, no domingo, 29 de janeiro, encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o carnaval carioca.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo