Mundo Pet

Entenda por que os pets ficam agitados e como tranquilizá-los

Podendo ser resultado de acúmulo de energia ou até mesmo de rotinas estressantes, a agitação sugere que os animais de estimação precisam de cuidados para manterem seu bem-estar.

22 Ago 2022 - 14h27 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 14h27
Entenda por que os pets ficam agitados e como tranquilizá-los Lorena Bueri

Cheios de energia por natureza, os pets não costumam preocupar seus tutores ao estarem agitados além do comum. Porém, mesmo que esse comportamento super ativo seja popularmente considerado melhor do que uma postura desanimada e cansada, encontrar os animais de estimação agindo de qualquer forma extrema exige atenção. 

Avaliando que a maioria dos bichinhos costuma apresentar disposição para brincar ou se exercitar, Patrícia Sprada, especialista em cuidado animal, afirma que a agitação pode ser resultado da baixa ocorrência dessas atividades de lazer. A profissional também aponta que a ausência de movimentação eleva o estresse dos pets e, consequentemente, provoca mudanças de hábitos.


Animais muito agitados, geralmente, lidam com processos estressantes (Foto: Reprodução/PetLovers)


Para acalmar o animalzinho e atender suas necessidades comportamentais, Sprada sugere cuidados e remodelações na rotina. Os passeios são a principal maneira de começar, com destaque para a escolha de espaços abertos, como parques, por exemplo. Essa atividade estimula o pet a se exercitar e gastar energia ao lado do tutor, estimulando a alegria e a calma. 

A alimentação não deve ser deixada de fora das adaptações, já que é parte fundamental da saúde tanto de humanos quanto de animais. Lembre-se de balancear a dieta do bichinho conforme as necessidades dele e as indicações de um médico veterinário ou profissional especializado. 

Técnicas de relaxamento também são uma alternativa para tranquilizar os pets, podendo acontecer pelo uso de músicas suaves, banhos calmantes e até sessões de cromoterapia - prática terapêutica realizada através da vibração de cores. 


Estar presente e atento é essencial para garantir o bem-estar do seu pet (Foto: Reprodução/Metrópoles)


Além disso, a presença do tutor no desenvolvimento e na vida dos animais de estimação não é opcional. Reserve momentos de seu dia-a-dia para interagir com seu pet e escolha atividades diversas para executarem juntos. Por fim, mantenha essas práticas na rotina e acostume o bichinho às mudanças para que, assim, ele entenda as movimentações e possa se acalmar. 

Antes de colocar as dicas em ação, ou caso a agitação esteja acompanhada de outros sintomas ou comportamentos incomuns, o ideal é conferir a saúde do animal através de uma consulta médica.

 

Foto destaque: Cães se divertindo em um gramado. Reprodução/Vet Quality Centro Veterinário.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo