Mundo Pet

Acidentes domésticos com pets: Conheça os principais e saiba como realizar os primeiros socorros

A maioria dos acidentes com pets acontecem dentro de casa, por isso, saber primeiros socorros pode ser um divisor de águas na hora de salvar a vida do seu pet

20 Ago 2022 - 11h50 | Atualizado em 20 Ago 2022 - 11h50
Acidentes domésticos com pets: Conheça os principais e saiba como realizar os primeiros socorros Lorena Bueri

Tutores fazem o possível para garantir a saúde de seu pet, mas infelizmente, acidentes podem acontecer. Nessas horas é essencial saber reconhecer quando a situação é uma emergência para a tomada de determinadas decisões até o encontro com a equipe veterinária e equipamentos adequados.

PRIMEIROS SOCORROS

Em primeiro lugar é preciso saber reconhecer uma situação de risco para seu pet.
Constatada a emergência, os primeiros socorros são medidas imediatas que vão contribuir para amenizar e estabilizar a dor do pet, visando garantir mais segurança e maior chance de tratamento no intervalo entre o acidente e o atendimento especializado.

 

ACIDENTES MAIS COMUNS

Ferimentos e cortes

Deve-se lavar o corte com água limpa e pressionar o local atingindo com um pano limpo para controlar a hemorragia, mantendo a lesão coberta para evitar casos de infecção até chegar à clínica veterinária.

Intoxicação ou envenenamentos

A maior causa de acidentes domésticos! A dica nesses casos é a prevenção, uma vez que a maioria dos produtos de uso domésticos, como desinfetantes, fertilizantes, medicamento, venenos para ratos e baratas, e bebidas alcoólicas, são tóxicos para os animais. Casos com alimentos do dia a dia também são bastante comuns, uvas e chocolates são altamente tóxicos para os animais.

Como principais sintomas de intoxicação estão salivação e/ou vômitos, diarreia, incoordenação motora, dificuldade ao responder chamados do tutor e ficar de pé. Em casos mais graves, convulsões e até coma.

Nessas situações, jamais induza o vômito ou dê leite ao animal intoxicado! O ideal é procurar imediatamente um médico veterinário e, se possível, leve junto o rótulo da substância ingerida. Para retardar a ação da intoxicação, é recomendado o uso de carvão em capsulas – facilmente encontrado em farmácias, ele age como substância absorvente ao se ligar ao veneno no estômago, impedindo sua absorção e ação.

Fraturas

Comuns em casos de queda e atropelamento, o primeiro passo nesse tipo de emergência é imobilizar o local fraturado com uma tábua ou papelão, sempre mantendo a atenção ao imobilizar, pois são situações muito doloridas, o que pode fazer com que o animal se torne agressivo. Em casos de fratura exposta, o local deve ser coberto com um pano limpo e jamais tente colocar o osso no local, pois o quadro pode ser agravado. Nessas situações, encaminhe-se diretamente ao médico veterinário.

Queimaduras

Podem ocorrer acidentalmente após o animal tocar superfícies quentes como escapamento de motos, ferro de passar roupas, fornos, etc. Nessas situações, lave imediatamente o local com água fria corrente por 20 minutos para aliviar a dor e, em seguida, cubra o ferimento com um pano limpo. Nenhum produto, como sabonetes, pomadas ou qualquer remédio caseiro deve ser aplicado.

 

Os filhotes, por serem curiosos são as maiores vítimas dos acidentes domésticos com animais
(Foto: Reprodução/Pexels)


Choque elétrico

O mais comum entre filhotes, os pequenos curiosos mordem tudo que encontram pelo caminho. Não encoste no animal até eu a fonte de energia seja desligada. Em casos como esse, o pet deve ser afastado com um pedaço de madeira ou retire o fio da tomada. O pet deve ser encaminhado imediatamente ao médico veterinário.

Convulsões

Nessas situações o pet deve ser posto em uma situação confortável, retirando objetos que estejam em seu entorno para que ele não se machuque. Para ajudar, também é necessário segurar firme a cabeça do animal, evitando fortes batidas contra o chão. Por estar inconsciente, seu pet pode te morder sem perceber, por tanto, não coloque sua mão próxima a boca. Caso não haja o diagnóstico de epilepsia ou não tenha o tratamento correto, ele deverá ser encaminhado a um veterinário.

Nunca medique seu animal sem orientação profissional. Os primeiros socorros são apenas os cuidados básicos para garantir a melhor recuperação do animal e não dispensa a avaliação do médico veterinário!

Foto destaque: Cachorro e gato brincando. Reprodução/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo