Quem tem pet em casa sabe que emergências podem acontecer a qualquer momento, e muitos tutores são pegos de surpresa e acabam se desesperando. Tentar ajudar seu animal sem saber exatamente o que fazer pode colocar sua vida em risco, e por isso é importante saber técnicas de primeiros socorros básicos para as situações mais comuns. Veja algumas dicas:
Intoxicação
O mais recomendado em todos os casos é que o animal seja levado o quanto antes a uma clínica veterinária, e em casos de emergência, há técnicas para induzir o vômito. Se possível, entre em contato por telefone com o médico veterinário do pet antes de realizar o procedimento para ter mais segurança.
Uma das formas mais recomendadas é o uso de peróxido de hidrogénio 3% (água oxigenada 10 volumes), mas é importante estar atento a quantidade: para cães, utilize uma colher de sopa para cada 5kg do peso do animal, e para gatos utilize 5ml para cada 2,5kg do peso do animal. No entanto, no caso dos felinos, não é recomendado que a dose passe de 15ml.
Atente-se às diferentes dosagens para cães e gatos. (Foto: Reprodução/PIXNIO)
E não se esqueça, a indução ao vômito precisa ser feita com menos de duas horas desde a ingestão do tóxico. No caso de venenos esse tempo é ainda menor, com apenas 20 minutos a substância já estará na corrente sanguínea e a indução ao vômito precisará ser feita antes.
E, assim como para seres humanos, cada caso é um caso e dependendo da substância é possível que induzir ao vômito cause ferimentos no esôfago, por isso é imprescindível que o contato com um profissional seja feito.
Outra dica: tenha carvão ativado em pó em casa, pois a substância é um excelente agente de absorção e também é fácil de ser encontrada em pet shops.
Queimaduras
É recomendado colocar água fria no local para aliviar a dor e resfriar a ferida. Aplique por dez minutos, e certifique-se que a água permaneça em temperatura fria durante toda a aplicação. Fuja sempre de receitas caseiras comuns na internet, como ervas, vinagre ou pasta de dente.
Cortes ou ferimentos
Limpe o local com um pano ou gaze limpos e utilize iodo. Se a ferida for profunda e apresentar sangramento intenso, pressione o local com o pano para estancar o sangramento.
Paradas cardíacas
Deite o animal de lado, faça pressões ritmadas na caixa toráxica e respire na boca do pet. Para gatos ou cachorros de pequeno porte, é recomendado que a pressão ritmada seja feita com apenas uma mão para evitar traumas, e para cães de grande porte será necessário o uso das duas mãos.
Engasgamento
Abra a boca do animal e tente retirar o objeto, se não for possível, coloque o animal de cabeça para baixo. Uma tática útil é segurar o animal pela cintura, de costas para você, colocando os punhos embaixo das costelas para aplicar pressões ritmadas.
Quer montar um kit de primeiros socorros?
Para realizar esses procedimentos é preciso ter em casa itens de emergência, e por isso é muito importante montar seu próprio kit de primeiros socorros. Alguns itens recomendados são:
1. Gaze
2. Iodo
3. Água oxigenada
4. Carvão mineral em pó
5. Seringas sem agulhas
6. Toalhas e panos limpos que sejam exclusivos para essa utilização
7. Remédios para dor, como dipirona para pets (em caso de uso de dipirona comum, pergunte ao médico veterinário qual dosagem adequada a seu pet)
8. Luvas
9. Ataduras
Lembre-se: Primeiros socorros não substituem acompanhamento profissional, principalmente em casos de envenenamento e paradas cardíacas. Tenha um médico veterinário de confiança com quem seja possível entrar em contato por telefone em casos de emergência.
Foto destaque: Cachorro. Reprodução/PIXNIO