Mundo Pet

Confira dicas para acostumar os pets com bebês e crianças

Com a chegada de um novo membro na família, é importante adaptar seu animal de estimação para socializar com o bebê e não se sentir deixado de lado em meio à nova rotina.

14 Ago 2022 - 15h00 | Atualizado em 14 Ago 2022 - 15h00
Confira dicas para acostumar os pets com bebês e crianças Lorena Bueri

A chegada de um bebê é marcante e especial na vida de qualquer pessoa, e também na vida dos amados pets. Durante a gravidez, muitas mamães já começam a pensar em como será a adaptação do pequeno humano ao cão e como ele irá reagir. De fato, pensar nisso é bem importante, já que os animais podem não entender tão bem o que está acontecendo em um primeiro momento, podendo até sentir um pouco de ciúmes.

Fazer a adaptação entre o cachorro e o bebê é imprescindível logo de cara, já que assim, ambos tendem a ser melhores amigos e se darem muito bem.” - relata a empresária e especialista em comportamento animal, Mayara Morelli, CEO do Cantinho do Bolinha. “Mas, para que isso aconteça, é preciso conhecer algumas técnicas e o mais importante, saber lidar com o seu pet e acolher os seus sentimentos. Muitas pessoas acabam deixando o cachorro largado quando nasce um bebê na família e isso pode desencadear sérias complicações físicas e emocionais ao seu pet.” - complementa. 

Um estudo feito pela Universidade de Massachussetts nos EUA, em 2016, constatou que crianças portadoras do diabetes tipo 1 controlavam melhor a glicemia se tivessem um pet em suas casas. Já outro estudo feito pela Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que a presença de um cachorro é essencial para fortalecer as funções ligadas ao sistema imunológico da criança.

Verifique a necessidade de treinamento preventivo

 É ideal conhecer o seu cão e pedir ajuda de um adestrador especializado caso ele seja mais agitado e ciumento, antes do bebê chegar, para que a adaptação seja feita de forma gradual.

Os cães são capazes de perceber a gravidez ao farejar as mudanças hormonais (Foto: reprodução/ Meus Animais)


Socialize seu pet

É importante que seu filho de quatro patas esteja acostumado com a companhia de outros seres por perto. Logo, comece socializando com outras pessoas adultas, depois com crianças e outros pets da família.

Apresente os itens do bebê ao seu pet

Para as grávidas, pode ser interessante deixar o pet cheirar a barriga enquanto você fala para ele o que está acontecendo. Os cães são capazes de farejar as mudanças hormonais e saberem que algo de diferente está acontecendo. Além disso, mostre também o quarto do bebê ao seu bicho de estimação, deixe que ele cheire as roupinhas do bebê e comece a se acostumar com o ambiente e o cheiro do novo membro da família.

Preserve a rotina do seu pet

Com a chegada do bebê, a rotina da casa automaticamente muda para atender as necessidades do novo serzinho da família e para a adaptação de todos, entretanto, mantenha os mesmos horários de passeio, alimentação e brincadeiras do seu pet para que ele não se sinta excluído ou deixado de lado.

Foto Destaque: Bebê e cachorro. Reprodução/Petz

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo