A maquiagem é essencial na vida de uma mulher. Ela faz toda a diferença no visual, dá um up e levanta a nossa autoestima. Existem diversas opções pra escolher, da make mais pro nude, até ousar no glitter e cores mais escuras. Mas se maquiar pode não ser uma tarefa fácil, pois é necessário saber quais produtos usar para conseguir o resultado desejado.
O que muitas mulheres ainda não sabem é que as maquiagens possuem um prazo de validade, e se usar um produto após a data de vencimento, pode causar danos à pele, como as alergias.
maquiagem vencida faz mal à pele (Foto:Reprodução/Getty Images)
Quando o prazo de validade de um produto vence, os conservantes presentes começam a perder o seu efeito, o que favorece o desenvolvimento de bactérias e fungos. Isso pode ocasionar irritações, inchaços e alergias.
“Se você apresentar qualquer sintoma de alergia, suspenda imediatamente o uso do produto, lave a região com água filtrada e sabonete neutro, e faça compressas com soro fisiológico gelado. Além disso, procure atendimento médico para avaliar se realmente essa reação foi ocasionada pelo uso da maquiagem”, explica a alergista e dermatologista Dra. Daniela Cunha.
Os sintomas e os tipos de alergia estão relacionados com o local de uso do produto. Itens para os olhos como delineadores, lápis de olho ou máscara de cílios podem desenvolver conjuntivite e alergias oculares. Já o uso de bases e corretivos para a pele podem causar dermatite e infecções na pele, como a acne.
Produtos de maquiagens vencidas acabam perdendo suas propriedades, se tornando lugares para o crescimento de bactérias e fungos. Isso é responsável pela grande maioria das reações alérgicas, irritativas ou infecciosas.
A blefarite é uma das infecções na região ocular causadas por bactérias presentes no produto vencido. Os sintomas são: vermelhidão, coceira, ardência e sensação de desconforto nos olhos.
“Se você desenvolveu uma alergia à alguma substância presente naquela maquiagem, toda vez que usá-la vai ter uma reação, por isso é fundamental procurar um especialista para realizar exames e orientações”, alerta a doutora.
Portanto, sempre fique atenta e confira os prazos de validade dos seus produtos de maquiagem.
Foto destaque: modelo usando maquiagem.Reprodução/Instagram