Notícias

Dia Nacional do Livro: alta no mercado após crise anima livrarias

Dia Nacional do Livro é comemorado nesta sexta-feira (29) e traz boas notícias para as livrarias. Hábito da leitura aumentou durante o período de pandemia e pode salvar o mercado.

29 Out 2021 - 15h52 | Atualizado em 29 Out 2021 - 15h52
Dia Nacional do Livro: alta no mercado após crise anima livrarias Lorena Bueri

Para muitas pessoas, a leitura passou a ser um passa tempo e até uma companhia neste momento em que a pandemia da COVID-19 obrigou muitos brasileiros a ficarem em casa. E, nesta sexta-feira (29), é comemorado o Dia Nacional do Livro e com uma excelente notícia: o hábito de leitura das pessoas aumentou.

Em 2020, as livrarias foram as mais afetadas com a crise sanitária. Segundo o site UOL Economia, em 2014, o Brasil tinha 3,1 mil livrarias abertas, mas esse número caiu para 2,2 mil em 2021. Aos poucos, o mercado vai recuperando seu fôlego. Segundo o publicado no site, nos últimos 12 meses a "receita atingiu R$ 175 milhões, expansão de 13,64% ante o período anterior. O preço médio de venda voltou a superar R$ 40 - uma bem-vinda alta de 4%", dizia. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Marcos Veiga Pereira, ele afirma que "acha que as pessoas redescobriram o prazer de ler e [isso] recolocou o livro nos hábitos diários”.


Leitura pode ser usada para relaxar. (Foto: Reprodução/Pixabay)


A leitura, pode trazer inúveros benefícios, como estimular a criatividade, reduzir estresse, estimular diferentes partes do cérebro, evoluir a escrita e desenvolver o pensamento crítico. Para quem tem dificuldades e gostaria de melhorar seu hábito da leitura, aqui vão algumas dicas:

Facebook muda nome e surpreende internautas (r7.com)

ICMS sobre combustível é congelado por 90 dias (r7.com)

CPI da Covid indicia Bolsonaro por nove crimes em relatório final (r7.com)

1. Comece com um livro de seu interesse. Não importa o gênero. Pode ser gibi, romance, poesia, o importante é pegar o livro!

2. Pratique devagar. Estabeleça um tempo de leitura. Pode ser 10, 15 ou 20 minutos, desde que se torne uma rotina.

3. Não desista antes de trocar o livro. Caso o livro não esteja agradando, talvez o gênero não seja do seu agrado. Procure ler outros assuntos.

4. Não se cobre. Ler é sobre prazer, não pressão. Você não precisa ler 500 páginas em uma semana. Respeite seu tempo.

Outros benefícios como desenvolver e a empatia também estão atribuídos aos benefícios da leitura.

 

Foto Destaque: Livros em biblioteca. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo