Descubra sua paleta de cores ideal

Publicado 17 de Oct de 2020 às 18:14

A paleta de cores ideal para cada tipo de pessoa é diferente, um tom de coloração é ótimo para determinada pessoa, mas não é indicada para outra. É importante decidir o tom de maquiagem certo ou tonalidade de cabelo. Saber usar a tonalidade certa, ou contraste ideal, pode provocar uma sensação de naturalidade no visual de alguém.

Segundo a consultora especializada Julia Bianchetti, identificar as cores corretas ajuda na harmonização visual, valoriza, ilumina, além de disfarçar imperfeições. De acorco com a especialista, cada vez mais tem crescido o número de clientes que querem descobrir a própria paleta de cores. Só nos últimos 12 meses, dados do Google comprovaram o aumento de 350% na busca.

A colorimetria atua basicamente na junção de cor ideal, determinar e especificar cores quanto a matiz, saturação e intensidade, o que combina com sua temperatura, cor dos olhos e raiz do cabelo, ou seja para cada pessoa é uma colorimetria diferente. É preciso atuar em conjunto com a colorimetria para achar a tonalidade correta. "Ambos auxiliam na combinação de maquiagens, por exemplo, tudo de acordo com as características de personalidade de cada um", garante a especialista, que atua na área há mais de nove anos.

Maquiagem

Para encontrar a tonalidade ideal e torná-la mais harmônica, existem diversos truques. É importante encontrar a tonalidade que deixe seu rosto com um contraste mais natural. "A sua harmonia pessoal possui alto ou baixo contraste? Ou seja, a cor do seu cabelo natural tem muito contraste com o om da suja pele?" declara Julia Bianchetti.

"Para identificar quais cores de make trazem mais harmonia para o rosto de quem tem baixo contraste, por exemplo, vale optar por combinações de baixo contraste. Por exemplo: uma sombra rosa clara com batom nude ou sombra clara com batom mais claro", afirma a especialista.

Já em situações em que se tem alto contraste, a profissional indica a combinação entre batons mais fortes e sombras claras, ou neutras. Colocar o foco apenas na boca, sem o uso de maquiagem forte nos olhos, é uma boa opção.

Cabelo

Para os cabelos, a cor ideal é sempre o mais natural possível, mas caso ainda tenha a vontade de mudar o visual, a dica é apostar no contraste, como na maquiagem. "As pessoas com cabelo escuro e pele clara, indico não clarear muito, pois podem deixar a aparênci pálida. O ideal é puxar as mechas do meio do cabelo para baixo para iluminar de uma maneira bem natural". 

Leia mais: Dicas para crescer a sobrancelha

Para quem posui pele clara e cabelo claro, tons de marrom ou mel são os indicados. "Evite pintar com cores muito escuras para não fazer com que o cabelo 'chegue antes da pessoa' e tenha uma harmonia pesada.Já se a sua pele é escura e cabelo idem, não abuse de cores muito claras. Se a ideia é clarear o cabelo, seria bacana fazer mechas mais suaves".

(Foto destaque: Palhetas de coloração de cabelo ideal. Reprodução/Pinterest)

Deixe um comentário