Segundo uma nova pesquisa da Universidade de Kingston, conviver com um animal de estimação pode ajudar a lidar com situações de estresse. O estudo - coordenado pelo estudante de psicologia Ece Beren Barklam - considerou a saúde mental de um grupo de tutores durante a pandemia de Covid-19.
O objetivo do doutorando em posse de pets e interações humano-animais era explorar se a presença de um animal de estimação estaria ligada a um melhor bem-estar mental no período. Com resultados publicados na revista Anthrozoös, a investigação reuniu respostas de mais de 700 pessoas, dentro e fora do Reino Unido, acompanhando suas percepções emocionais entre maio de 2020 e setembro de 2021.
Em geral, a influência dos bichinhos se revelou predominantemente positiva nas rotinas analisadas. Conseguindo passar mais tempo ao lado dos pets, muitos tutores relataram que aumentaram suas atividades de interação com eles e se sentiram mais felizes no processo. Por outro lado, os entrevistados que não tiveram maior frequência nas brincadeiras e nos passeios manifestaram um nível de satisfação mental menor.
Cuidado e atenção são fundamentais para que o vínculo entre animal e tutor não se torne prejudicial (Foto: Reprodução/Bubbly Pet)
A pesquisa também mostrou os riscos gerados pela dependência emocional na criação de laços. Nesses casos, os donos de pets podem sofrer de saúde mental precária, além de serem mais solitários e menos resilientes. “Esse tipo de apego pode refletir um vínculo insalubre, onde o tutor trata seu animal de estimação como se tivesse motivos e traços humanos, o que pode ser uma espécie de antropomorfismo”, alertou Barklam. Entretanto, foi comprovado que relações saudáveis melhoram o bem-estar para ambas as partes.
Fátima Maria Felisberti, professora associada de neurocognição e estética e supervisora do doutorado de Barklam, defende que estudos dessa natureza ajudam na compreensão dos vínculos humano-animais. “Nós tendemos a simplificar demais nossa visão de por que as pessoas têm animais de estimação. A pesquisa de Barklam destaca as complexidades envolvidas em tais relacionamentos”, pontuou.
Intitulada "People who struggle to cope with stressful situations could benefit from owning a pet" (Pessoas que lutam contra situações de estresse podem se beneficiar da presença de um animal de estimação, em português), a pesquisa foi divulgada em outubro deste ano e está disponível publicamente no site ScienceDaily.
Foto destaque: Convivência com pets pode melhorar níveis de estresse, aponta estudo. Reprodução/Blog AgroSolo.